Publicado em 03/06/2019 - 15:01 | Atualizado em 04/06/2019 - 12:44
  • Início/
  • /
  • Defesa Civil aciona sirenes nas 103 comunidades de alto risco geológico para alertar sobre chuva
Sirene em comunidade de risco geológico: alerta aos moradores. Foto: divulgação / Defesa CivilSirene em comunidade de risco geológico: alerta aos moradores. Foto: divulgação / Defesa Civil

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), acionou às 13h08 desta segunda-feira, dia 3, as sirenes das 103 áreas de alto risco geológico. Com um minuto de duração, o alerta teve caráter preventivo visando preparar moradores quanto à possibilidade de chuvas fortes com base em previsão do Alerta Rio. Cabe ressaltar que não se tratou de aviso para desocupação. Os técnicos da Defesa Civil seguem monitorando, pelo Centro de Operações Rio, a evolução da frente fria na cidade. O aviso também foi disparado via SMS para os cadastrados no serviço – que é gratuito, bastando enviar o CEP para o número 40199.

O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Prefeitura do Rio conta com 83 pluviômetros da Defesa Civil, 165 sirenes e 194 pontos de apoio em 103 comunidades com alto risco de deslizamentos, conforme definição da Geo-Rio. O sistema conta ainda com a participação de líderes e voluntários das comunidades, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de evacuar provisoriamente moradores.

• 3 de junho de 2019