Defesa Civil leva projeto Construindo a Cidadania para escola de Guaratiba

Publicado em 26/03/2022 - 09:31 | Atualizado em 26/03/2022 - 11:00
Os alunos receberam orientações sobre a percepção do risco e medidas de prevenção - Prefeitura do Rio

A Defesa Civil do Rio retomou o projeto Construindo a Cidadania nas Escolas em evento realizado nesta sexta-feira (25/3) com cerca de 200 alunos do 9º ano da Escola Municipal GEO Doutor Sócrates, em Guaratiba, Zona Oeste da cidade. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), teve o objetivo de levar aos alunos conhecimentos sobre a percepção do risco e medidas de prevenção, além de atividades culturais e motivacionais por meio de palestras e exercícios em grupo.

– O Construindo a Cidadania nas Escolas é mais um projeto da Defesa Civil voltado para as crianças cariocas. Elas recebem diversas orientações sobre prevenção e multiplicam esses conhecimentos em suas residências e localidades, contribuindo para uma comunidade mais segura e resiliente – destacou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves da Silva.

O evento marcou a retomada do projeto que estava suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus e da restrição de atividades presenciais. A última havia sido feita em dezembro de 2019. A primeira palestra, ministrada pelo engenheiro Orlando Sodré, teve como norte mostrar aos alunos conhecimentos sobre as atribuições da Defesa Civil e a importância da inserção dos jovens na prática de ações de cidadania, entre elas a preservação do meio ambiente e a reciclagem do lixo doméstico, comportamentos sociais que contribuem para evitar a ocorrência de acidentes e desastres.

Em seguida, o professor Luís Henrique Rosa ministrou palestra motivacional aos alunos e falou sobre o tema do racismo, trazendo um panorama histórico sobre o período da escravidão no Brasil e os reflexos que até hoje são sentidos na sociedade. Com isso, buscou estimular os jovens a não repetir comportamentos que reproduzem e reforçam o racismo. Ainda sobre o assunto, os alunos da escola organizaram uma atividade com apresentação de temas relacionados à herança africana, como a capoeira, as tranças, a música e a dança que exaltam a importância desta cultura no país.

O Projeto Construindo a Cidadania nas Escolas foi criado em 2003 com o objetivo de levar para dentro das escolas atividades educativas e motivacionais com temas sobre redução de risco de desastres, meio ambiente e sustentabilidade. O programa já realizou mais de 170 eventos ao longo dos 19 anos de atuação e já atingiu aproximadamente mais de 30 mil alunos.

• 26 de março de 2022