Defesa Civil completa 44 anos de serviços prestados em situações de emergência na cidade

Publicado em 06/04/2022 - 08:10 | Atualizado
A Defesa Civil acaba de adquirir 13 novas viaturas - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Criada no município do Rio com a missão de reduzir e mitigar os efeitos de desastres naturais,  a  Defesa  Civil  carioca  completa hoje 44 anos. O órgão, que coordena ações educativas e operacionais, mobiliza a população  sempre  que  é  necessário  dar  uma resposta rápida em situações de emergência, como em casos de fortes chuvas e riscos de desabamento. Para isso, conta com uma equipe de 185 profissionais e uma frota de 22 veículos, sendo que 13 viaturas acabaram de ser adquiridas.

A  Defesa  Civil  municipal  mantém,  por exemplo,  o  Sistema  de  Alerta  para  Chuvas Fortes, que usa sirenes em comunidades com risco  de  deslizamento.  Há  165  estações  de alarmes e 83 pluviômetros instalados em 103 comunidades  da  cidade. Além  disso,  voluntários  e  líderes  comunitários  receberam  treinamento para levar moradores a pontos de apoio em caso de emergências.

Para  garantir  a  eficácia  das  ações,  periodicamente há simulados nesses locais. No ano passado  ocorreram  17  treinamentos.  Atualmente,  a  Defesa  Civil  mantém  dois  tipos  de exercícios: em áreas com risco de deslizamento ou escorregamento e outro para margens de  rios  com  possibilidade  de  alagamento. O órgão também é chamado para vistorias e, de janeiro do ano passado até o momento, foram mais de 13.800 inspeções.

Outros  programas  são  coordenados  pelo  órgão,  como  o  Projeto  Voluntariado,  reformulado durante a pandemia para treinar jovens e adultos virtualmente.  Vida em Jogo é uma outra atividade, em parceria com a MultiRio, que usa um tabuleiro para mostrar a crianças a partir de 10 anos a necessidade de redução de riscos de acidentes e desastres.

• 6 de abril de 2022