Cristo Redentor recebe iluminação especial pelo Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres

Publicado em 01/07/2022 - 15:43 | Atualizado
Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres - Divulgação

Neste domingo (03/07), às 19h, o monumento ao Cristo Redentor receberá iluminação especial na cor laranja, em alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres. A data, celebrada pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro, reforça a importância das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação a desastres.

– O Cristo Redentor irradia a luz laranja da prevenção justamente para reforçar a importância do trabalho da Defesa Civil em nossa cidade e para conscientizar a população sobre a importância de seguir as orientações desse órgão que salva vidas – ressalta o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Nesta sexta-feira (01/07), a Prefeitura do Rio e a Secretaria de Ordem Pública entregaram uma moção de reconhecimento a 21 agentes da Defesa Civil Municipal que auxiliaram nas chuvas das cidades de Petrópolis e Recife.

Programação durante toda a última semana

Anualmente, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil realiza a Semana de Redução do Risco de Desastres (Semana de RRD), com programação de eventos que abordam assuntos ligados à prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação a desastres, culminando sempre no primeiro domingo de julho.

Neste ano, a programação contou com um Fórum de Boas Práticas Municipais em Proteção e Defesa Civil (28/06), Exercício Simulado de Mesa (29/06), episódios de Podcast ao Vivo com tema: “A Educação e a Redução do Risco de Desastres”(30/06) e “Chuvas em Recife: Os desafios da Recuperação e Reconstrução”(01/07). Além disso, será realizada uma capacitação para uma nova turma de voluntários (02/07) e um exercício simulado de desocupação acontecerá nas comunidades Tuiuti/Mangueira/Parque Candelária/ Telégrafos/ Prazeres/ Vila Elza/Escondidinho/Formiga (03/07).

– As ações de prevenção são de extrema importância, pois têm o propósito de reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres, naturais ou humanos. A iluminação especial do monumento ao Cristo Redentor na cor laranja, em alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres, traz um destaque ainda maior sobre a conscientização e a importância do trabalho preventivo – destaca o Subsecretário de Proteção e Defesa Civil Rodrigo Gonçalves.

• 1 de julho de 2022