Publicado em 11/02/2020 - 12:09 | Atualizado em 11/02/2020 - 12:11
  • Início/
  • /
  • Chuvas: Defesa Civil municipal registra 48 chamados com oito interdições até o momento

As interdições ocorreram na Rua Bento Lisboa, no Catete. Foram acionadas sirenes na Rocinha, Mangueira e Parque Candelária (São Cristóvão)

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), registrou, das 14h desta segunda (dia 10) até o momento, 48 chamados pelo canal 199 (de atendimento do órgão). As principais solicitações são por infiltrações ou rachaduras em edificações (15 chamados), ameaça de desabamento de estrutura (14), deslizamento de barreira (8) e desabamento de estrutura (4). À noite, oito imóveis foram interditados no Catete na Rua Bento Lisboa na região do desabamento de sobrado. As vistorias continuam nesta manhã em diversos pontos da cidade. Os bairros com maior demanda são: Tijuca (4 ocorrências), Todos os Santos (4), Catete (duas), Copacabana (duas) e Jardim Maravilha (duas). Técnicos também estão de prontidão no Centro de Operações Rio (COR) para qualquer eventualidade.

Sirenes – Dez sirenes foram acionadas em três – das 103 – comunidades de alto risco geológico do município visto que o índice pluviométrico nestas áreas atingiu o protocolo de desocupação preventiva (40 mm em 1h). Na Mangueira e no Parque Candelária (São Cristóvão), as sirenes foram ativadas, entre 19h16 e 23h de segunda. Já as sete sirenes da Rocinha foram disparadas à 1h desta terça e continuam ligadas diante do estado de risco que a área ainda apresenta. Todos os três pontos de apoio da Rocinha estão funcionando e abertos. Técnicos da Defesa Civil se encontram na comunidade para atendimento das demandas e orientação dos moradores.

Alertas sonoros – O sistema de alertas sonoros é baseado no monitoramento dos índices críticos de chuva por meteorologistas do Sistema Alerta Rio, lotados no Centro de Operações Rio (COR), onde profissionais da DCRJ atuam, de forma integrada, 24 horas/dia. O sistema conta ainda com a participação de líderes e voluntários da comunidade, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de evacuar provisoriamente moradores. O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Prefeitura do Rio conta com 83 pluviômetros, 165 sirenes e 194 pontos de apoio.

Informações via SMS – Qualquer pessoa pode receber alerta de chuva forte da Defesa Civil por meio de adesão voluntária. O cadastro é simples, rápido e gratuito: basta enviar mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199.

• 11 de fevereiro de 2020