Publicado em 05/07/2024 - 13:59 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Teatro Ipanema reabre rebatizado com o nome de seu fundador, o ator e diretor Rubens Corrêa
Teatro Ipanema Rubens Corrêa reabre modernizado e rebatizado - Samuel Barcelos/ Secretaria Municipal de Cultura

Depois de passar por uma ampla reforma e modernização, o Teatro Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi reaberto na noite de quinta-feira (4/7). O teatro inaugurado em 1968, construído no terreno onde morava a mãe do ator, diretor e produtor teatral Rubens Corrêa, passou pela maior obra de sua história,um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. E passou a se chamar Teatro Ipanema Rubens Corrêa.

A nova roupagem inclui a reforma completa da plateia, a troca das poltronas e tratamento acústico, além de novos camarins e área de backstage, reforma dos banheiros, foyer e café. Tem ainda um novo sistema de climatização e de controle de incêndio e pânico.  Mais uma das 22 entregas do Cultura do Amanhã, o mais robusto e completo programa da Secretaria Municipal de Cultura, que vem implementando obras de reforma, modernização e requalificação em um terço dos seus 60 equipamentos culturais. O investimento total é de R$ 75 milhões.

– A requalificação do Teatro Ipanema, agora Teatro Rubens Corrêa, é mais que uma reforma. É uma homenagem à história e à memória teatral e cultural do Rio. Este empreendimento, parte do programa Cultura do Amanhã, reforça o compromisso da Prefeitura com a arte acessível, democrática e com a preservação da nossa extensa rede de equipamentos culturais  – disse o secretário Marcelo Calero.

O Teatro Ipanema Rubens Corrêa também ganha uma reforma completa em toda a sua infraestrutura de cenotecnia. Ou seja, um novo sistema de som, luz e vídeo, novas vestimentas cênicas e modernização do sistema de varas de luz e cenário, que passarão a ser motorizadas. Uma caixa cênica de ponta, à altura da cena teatral que os cariocas merecem.

Uma longa e duradoura amizade. Desde os anos 1950, a devoção ao teatro uniu Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque, sócios por quase 30 anos do Teatro Ipanema, construído em um terreno onde ficava a casa da mãe de Rubens Corrêa. Por essa razão o novo nome, assim também como a sala de espetáculos que passa a se chamar Ivan de Albuquerque e Leyla Ribeiro. Leyla foi a mulher de Ivan.

Em breve, a temporada de peças terá início com o musical “Leci Brandão – Na Palma da Mão”, com texto do jornalista e escritor Leonardo Bruno.

O Teatro Ipanema Rubens Corrêa fica na Rua Prudente de Morais 824, Ipanema.

• 5 de julho de 2024