Publicado em 08/12/2022 - 20:15 | Atualizado em 08/12/2022 - 20:28
  • Início/
  • /
  • Secretaria Municipal de Cultura reabre bibliotecas e salas de leitura ampliando a rede de equipamentos de literatura
A Biblioteca Cecília Meireles - Bárbara Reis / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Gerência de Livro e Leitura, reabriu nesta quinta-feira (08/12) a Biblioteca Cecília Meireles (@biblioteca_ceciliameireles), na  Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá. O local passou por reparos e adequações para melhor atendimento ao público. Este é apenas um entre outros equipamentos da Prefeitura voltados à leitura que serão reinaugurados neste mês. Também para reabrir as portas as bibliotecas Machado de Assis, em Botafogo, e Marques Rebelo, na Tijuca, além do Espaço de Leitura Moacyr Teixeira, na Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz.

– A Biblioteca Cecília Meireles, reaberta num espaço mais adequado, traz novidades na sua dinâmica de funcionamento, com uma estação de leitura na parte externa funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e também fins de semana, com empréstimo de livros, espaço para leitura e atividades artísticas, culturais e de letramentos – destaca a gerente de Livro e Leitura da SMC, Sinara Rúbia.

A Biblioteca Cecília Meireles – Bárbara Reis / Prefeitura do Rio

Em breve, será a vez de o Espaço de Leitura Alfredo Machado, na Sala Baden Powell, em Copacabana, entrar em cena. Será um espaço com delivery de livros via app Whatsapp Business e entregadores de bike. O serviço gratuito atenderá moradores dos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Leme, de segunda a sexta, das 10h às 18h. O nome é em homenagem ao centenário do criador da Editora Record, que forneceu 1,2 mil títulos e ainda equiparam a sala. A Record existe há 80 anos, hoje detentora de obras de autores como Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Affonso Romano Sant’Anna.

– A iniciativa faz parte de uma política de fomento à leitura, disseminação da informação, ampliação do conhecimento e facilitação da mobilidade, tendo em vista que o espaço de leitura em questão está localizado em Copacabana, bairro com a maior população idosa da cidade do Rio de Janeiro – ressalta Sinara.

A entrega do livro deve ocorrer em até dois dias a partir da data do empréstimo.

• 8 de dezembro de 2022