Publicado em 13/05/2024 - 16:09 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretaria anuncia três editais: dois com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e um do programa Zonas de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio se prepara para colocar R$ 12 milhões na rua. São parte dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), que viabilizou a vinda do montante de R$ 37,7 milhões para o município. Serão lançados dois editais do programa Cultura Viva, somando R$ 9,4 milhões: Ações Locais Edição Cultura Popular e Rio Capital Mundial do Livro 2025. E ainda R$ 2,6 milhões para a transformação da Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, na Zona Norte, em Arena Cultural, garantindo um equipamento mais moderno e preparado para receber suas programações artísticas. As obras incluem melhorias na acústica e climatização, além de acessibilidade. As datas serão anunciadas em um encontro na Areninha Cultura Terra, em Guadalupe, Zona Norte, nesta quarta-feira (15/5), às 9h. Uma grande oportunidade de diálogo com os fazedores de cultura. Com os editais na rua, 20 articuladores selecionados pela SMC atuarão na busca ativa de proponentes, prestando auxílio para a inscrição dos seus projetos culturais. Informações em cultura.prefeitura.rio/acoes-locais-pnab-articuladores/.

A pasta também vai lançar um edital do Zonas de Cultura, que vai distribuir quase R$ 4 milhões (esse com recursos próprios) por quatro territórios cariocas: Madureira, Santa Cruz, Porto/Pequena África e, o mais novo integrante do programa, Bangu/Realengo/Padre Miguel.

O restante da verba do Pnab, R$ 25 milhões, será destinada ao edital Pró-Carioca Linguagens, que vai contemplar 162 projetos culturais em diversas categorias (Cultura Urbana e Arte Pública; Artes Visuais; Cultura e Infância; Cultura Popular e Patrimônio Imaterial; Dança; Circo; Literatura e Publicações Cariocas; Música; Teatro e Mostras, Festivais & Multilinguagens). As inscrições do Pró-Carioca Linguagens foram abertas em janeiro e, atualmente, o edital se encontra na fase de avaliação.

Para elaborar o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), a Secretaria Municipal de Cultura realizou um processo de escuta com a sociedade civil a partir de diálogos com o Conselho Municipal de Cultura, encontros de escuta nas Áreas de Planejamento (APs) da cidade, audiência pública e consulta pública virtual. Acompanhe no Instagram @cultura_rio.

• 13 de maio de 2024