Publicado em 23/03/2022 - 16:33 | Atualizado em 23/03/2022 - 16:38
  • Início/
  • /
  • Sala Municipal Baden Powell será reaberta com concerto da Orquestra Maré do Amanhã e exposição Gentileza
A Sala Municipal Baden Powell - Gui Espindola / Divulgação

A Sala Municipal Baden Powell, um dos icônicos redutos da bossa nova em Copacabana, na Zona Sul do Rio, será reaberta pela Prefeitura na próxima sexta-feira (25/3). No fim de semana, haverá programação especial e gratuita, incluindo apresentações da Orquestra Maré do Amanhã e a exposição Gentileza: O Rio do Amanhã. Ambos projetos são patrocinados pela Secretaria Municipal de Cultura via Fomento à Cultura Carioca – FOCA e Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

O teatro recebeu um tratamento cuidadoso para ser reaberto e entregue novamente à cidade. Em quase dois anos fechado por causa da pandemia, o equipamento gerido pela Secretaria Municipal de Cultura passou por obras de reparo em estruturas hidráulicas, limpeza, pintura, troca de vidros quebrados e comunicação visual. A ideia, segundo o secretário de Cultura Marcus Faustini, é seguir de portas abertas para atividades propostas por agentes culturais e artistas locais.

– Nosso objetivo é conectar as atividades e programações da Sala Baden com os moradores de Copacabana. Este é um espaço afetivo que carrega grande parte da história cultural do bairro – disse Faustini.

Palco de atrações de artistas brasileiros e de países como EUA, França, Uruguai e Argentina, a Sala Baden Powell ficou famosa por, nos últimos anos, manter uma programação voltada para os idosos. Além disso, é um espaço onde artistas e agentes culturais podem usar como local de ensaios, cursos e oficinas.

– Desde o ano passado, trabalhamos na recuperação deste lugar tão importante para o Rio. Reabrir com programações incentivadas pela pasta reafirma nossa preocupação de tornar políticas culturais efetivas, principalmente, para o território – afirmou a gerente de teatros da Secretaria de Cultura, Anna Magalhães.

O imóvel foi inaugurado em 2000, no lugar do antigo cinema Ricamar, fundado em 1958 e que funcionou até 1994. Desde 2012 sob a guarda da Prefeitura, mantém um teatro com 485 lugares; duas salas multiuso para músicos e ensaios e um café no foyer.

Seu patrono, Baden Powell de Aquino (1937-2000), mais conhecido por Baden Powell, foi um violonista considerado um dos maiores músicos brasileiros de sua época, além de um dos melhores violonistas de todos os tempos.

Orquestra Maré do Amanhã

A Orquestra Maré do Amanhã é um dos principais projetos sociais de ensino de música do país. Transformando a vida de quatro mil crianças no Complexo da Maré, o grupo ensina música nos espaços de desenvolvimento infantil da região, além de manter duas orquestras infantis e uma orquestra infanto-juvenil.

O projeto, que por dois anos venceu o prêmio Profissionais da Música (2019 e 2021), conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Fomento à Cultura Carioca – FOCA.

Exposição Gentileza: O Rio do Amanhã

O grafite foi escolhido para ilustrar a cidade maravilhosa no projeto Gentileza: O Rio do Amanhã. Vinte artistas criaram telas com referência às pilastras pintadas pelo Profeta Gentileza, no Viaduto do Gasômetro.

A exposição é o resultado de oficinas de pintura com spray e workshops sobre o movimento do grafite com crianças e adolescentes de cinco comunidades do Rio, localizadas na Ilha do Governador, Nova Iguaçu, Cordovil e Vidigal. O projeto tem patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

18h: Abertura da casa – Exposição “Gentileza – o Rio do amanhã”

19h: Solenidade de abertura

19h15: Concerto Orquestra Maré do Amanhã

20h15: DJ Set

Evento fechado para convidados

11h às 18h: Exposição “Gentileza – o Rio do amanhã”

18h: Concerto Orquestra Maré do Amanhã

Entrada gratuita. Livre.

11h: Concerto Orquestra Maré do Amanhã

Neste dia, uma releitura da apresentação realizada no Espaço Favela do Rock in Rio, em 2019 .

Entrada gratuita. Livre.

Sala Municipal Baden Powell: Av. Nossa Senhora de Copacabana 360, Copacabana, perto da estação de metrô Cardeal Arcoverde. – 2547-9147.

Orquestra Maré do Amanhã: Sexta (25/3), às 19h15; Sábado (26/3), às 18h; e Domingo (27/3), às 11h. Na sexta, evento fechado para convidados.  Sábado e domingo retirada de ingressos pelo link https://linklist.bio/salabadenpowell . Grátis. Livre.

Exposição Gentileza – O Rio do Amanhã: De segunda a sexta, das 10h às 18h. Em cartaz de 26/3 a 3/4. Grátis. Livre.

• 23 de março de 2022