Prêmio Elisa Frota Pessoa pretende promover o debate sobre as desigualdades de gênero

Publicado em 29/05/2023 - 12:01 | Atualizado em 29/05/2023 - 12:06

O Museu do Amanhã e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia lançarão, nesta terça-feira (30/5), às 9h, o edital para o Prêmio Elisa Frota Pessoa, que homenageia a  importante cientista, física experimental e pioneira da atuação feminina na ciência brasileira. A premiação selecionará os melhores artigos científicos escritos por mulheres tendo como tema a relação da ciência e da tecnologia na promoção da igualdade de gênero. Podem participar do concurso pesquisadoras de graduação, mestrado e doutorado das áreas de Ciências Exatas, Biológicas, Sociais Aplicadas e Humanas, que tenham vínculo com universidades ou outras instituições de ensino superior localizadas no município do Rio de Janeiro. O prêmio total de R$ 170 mil será distribuído entre as categorias e conforme a colocação das autoras de cada um dos artigos contemplados. Os interessados em participar do evento de  lançamento do edital podem realizar a inscrição neste link.

– Apesar de serem maioria entre as pessoas com doutorado em diversas áreas, as mulheres brasileiras ainda estão em desvantagem quando se fala de posições de destaque na carreira. O concurso pretende contribuir para transformar essa realidade, valorizando a produção científica feita por mulheres, promovendo o reconhecimento e a divulgação de trabalhos de excelência acadêmica que possam trazer soluções para esse desafio. Estamos muito felizes em desenvolver essa iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e esperamos que ela possa inspirar jovens pesquisadoras a ingressar na Academia – destaca Bruna Baffa, diretora geral do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

– Um dos maiores obstáculos para que tenhamos mais mulheres nas ciências, principalmente nas exatas, é que elas vejam outras mulheres nessa área com papel de destaque, com sua importância na história e por descobertas inovadoras. Por isso estamos incentivando textos sobre mulheres na ciência como forma de aumentar a visibilidade do papel delas nesse campo. Nossa missão é fazer com que cada vez mais mulheres se interessem pelas áreas científicas e possam ter papel de destaque nas diferentes ciências – afirmou a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

Os trabalhos serão analisados por uma comissão avaliadora composta por 12 pesquisadores, sendo três por área temática e, no mínimo, duas mulheres em cada time. A pontuação dos artigos e o regramento da premiação serão estabelecidos com base em critérios definidos e publicados no edital. As vencedoras do concurso receberão um prêmio financeiro e participarão da cerimônia de premiação, que acontecerá durante a Semana de Ciência e Tecnologia, no Auditório do Museu do Amanhã, para convidados da comunidade científica do Rio de Janeiro. Os artigos vencedores do concurso serão publicados em um e-book, que será divulgado entre universidades e órgãos de pesquisa.

O Museu do Amanhã promove continuamente programações e debates acerca da valorização feminina na ciência. Entre as iniciativas focadas no tema estão o Mulheres na Ciência e Inovação, voltado para pesquisadoras brasileiras nas áreas de inovação, empreendedorismo, gênero e ciência; Meninas de 10 anos, programa educativo para empoderar meninas em prol da valorização da equidade de gênero na ciência e o Podcast Vocações, cujo objetivo foi investigar a presença das mulheres na ciência brasileira.

Sobre o IDG

O IDG é uma organização social sem fins lucrativos especializada em gerir centros culturais públicos e programas ambientais. Atua também em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais.

Sobre a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) é o órgão responsável por promover políticas públicas de fomento, estímulo, capacitação da utilização dos métodos, técnicas e ferramentas tecnológicas, além da aplicação prática do conhecimento científico. O órgão é responsável pelas nove Naves do Conhecimento promovendo o fortalecimento científico e tecnológico no município do Rio de Janeiro, por meio de iniciativas de apoio à democratização do acesso ao universo digital.

• 29 de maio de 2023