Publicado em 29/03/2023 - 11:49 | Atualizado em 29/03/2023 - 11:58
  • Início/
  • /
  • Prefeitura retoma programa Bibliotecas do Amanhã, de recuperação e modernização das unidades
A Biblioteca Annita Porto Martins foi a primeira unidade do programa, em 2016 - Beth Santos/Prefeitura do Rio

Literatura é o hábito cultural mais citado entre as preferências dos cariocas, segundo recente pesquisa de uma consultoria especializada. De olho nisso, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, retoma o programa Bibliotecas do Amanhã, de recuperação e modernização das nove bibliotecas e cinco salas de leitura municipais. O lançamento foi feito nesta quarta-feira (29/3), na Biblioteca Annita Porto Martins, no Rio Comprido, com a presença do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Cultura, Marcelo Calero.

– A leitura é a porta de entrada no exercício da cidadania. Da compreensão do mundo em que vivemos, dos nossos direitos, deveres. É a leitura que nos permite ter senso crítico e esse exercício da cidadania. Meu interesse pela política foi despertado pela leitura, então tenho um papel a cumprir de estimular essas bibliotecas, espaços de leitura e o hábito de ler. Todo dia eu dedico um tempo para a leitura e isso tem ajudado numa tomada mais consciente, tranquila e serena nas decisões. Não tenho dúvida nenhuma que estamos dando um passo importante e que é fundamental avançarmos com esse programa – afirmou Eduardo Paes.

Nesta 2ª fase do programa – iniciado em 2016 -, serão investidos mais de R$ 30 milhões, recursos que contemplam a aquisição de acervo, inclusive acessível, novo mobiliário, reformas estruturais e a implementação de um programa educativo e cultural para cada espaço. A ideia é que as bibliotecas e salas de leitura sirvam como lugares de fruição e produção cultural, além de espaço de estudo e integração da comunidade.

O Bibliotecas do Amanhã está inserido na estratégia do Plano Nacional de Livro e Leitura, mirando em cinco eixos: democratização do acesso; fomento à leitura e formação de leitor; valorização da leitura, arte e educação; desenvolvimento de experiências do saber e bibliotecas como local de encontros e trocas; e produção e circulação cultural.

– O programa Bibliotecas do Amanhã se constrói com base na necessidade que nós temos de reforçar as bibliotecas não só como espaços de fruição, mas também de produção cultural e integração das bibliotecas com os bairros onde estão instaladas. Com a retomada do programa, nós conseguimos trazer a parceria importante da Fecomércio. O desenvolvimento do hábito da leitura é o que há de mais importante. Quem tem o hábito da leitura, consegue escrever melhor, se comunicar melhor, ter um melhor entendimento acerca de mundo. E, mais do que isso, é uma porta de entrada para a fruição e produção de outras modalidades culturais. A partir da leitura, se abre todo o mundo. Investimos nas bibliotecas porque é onde a pessoa ganha familiaridade com o ambiente cultural. Vamos trazer modernização para as unidades, com ambiente digno em infraestrutura e mobiliário e acervo modernos – disse Marcelo Calero.

A primeira unidade do programa foi a Biblioteca Anitta Porto Martins, no Rio Comprido, instalada em um prédio com 320 metros quadrados e dois andares exatamente há sete anos. São aproximadamente três mil exemplares no acervo – sendo a metade destinada ao público jovem -, contando ainda com espaço de leitura e contação de histórias, oficinas, palestras e terminais para acesso à internet. O nome é em homenagem a uma antiga moradora do bairro.

A Biblioteca Annita Porto Martins está localizada no bairro do Rio Comprido – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Em parceria com a Fecomércio RJ, as primeiras contempladas nesta nova fase do programa serão a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha (Ilha do Governador), a Biblioteca Municipal Machado de Assis (Botafogo) e o Espaço de Leitura Maria Firmina dos Reis (Prefeitura do Rio/Cidade Nova), que será transferido do 2º andar para o térreo do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), facilitando o acesso de servidores e moradores do entorno.

– Não existe legado maior do que educação e cultura. Essas três bibliotecas serão o pontapé inicial para nos ambientarmos com o projeto e, no futuro, podermos ampliar. Nosso trabalho é sempre voltado para educação e cultura. A biblioteca de Botafogo tem um simbolismo muito grande. Meu filho, desde pequeno, é um leitor voraz e é associado na biblioteca. Quando eu dei a notícia pra ele, acho que foi o maior abraço que eu ganhei dele. Vamos incentivar cada vez mais a leitura. Quem lê muito, escreve bem e se prepara para o dia a dia – declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior.

Cultura em Obra

Dona de uma das maiores redes municipais de espaços culturais na América Latina, a Secretaria de Cultura do Rio criou um escritório de projetos para, segundo o secretário Marcelo Calero, “executar o maior programa de reforma e modernização dos equipamentos culturais que a cidade já viu”.

Trata-se do Cultura em Obra, programa de reformas, restauros, revitalização e modernização dos equipamentos culturais da pasta. Foram contratados cinco arquitetos, dez cadistas e três orçamentistas. Eles começam a trabalhar a partir desta quarta-feira, no prédio onde funciona a RioFilme, em Laranjeiras, na Zona Sul. Este time atuará sobretudo na reforma de, ao menos, 25 dos 56 equipamentos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura.

• 29 de março de 2023