Prefeitura do Rio entra no clima das festas juninas com homenagem às quadrilhas cariocas

Publicado em 27/06/2020 - 16:41 | Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará ações online, em suas redes sociais, para marcar o dia de São Pedro, na próxima segunda-feira, 29/06. A atração contará com divulgação de uma das principais do Rio, a Quadrilha Sampaio, com uma live, vídeos e fotos. Além disso, a atividade tem como objetivo divulgar o trabalho e a trajetória do grupo.

Por causa da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), as apresentações realizadas pela quadrilha, neste período do ano, foram suspensas. Divulgar nas redes sociais sobre o grupo, no dia de São Pedro, não é apenas uma celebração.

– As festas juninas são parte da tradição do Rio de Janeiro. É um legado que tem sido cultivado em um dos nossos principais equipamentos, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. No período atual, em que a Cultura está se adaptando às redes sociais, ações como essa fortalecem os festejos nas mídias, além de proporcionar ao público uma maneira de aprender mais sobre grupos de dança, sem sair de casa – pontou Adolfo Konder, secretário municipal de cultura.

Para Sérgio Noronha, Coordenador da Coordenadoria de Promoção das Políticas de Igualdade Racial (CEPPIR), as ações mostram a proporção das festas.

– É importante neste momento fazer uma movimentação para que as pessoas tenham a dimensão do que são os festejos juninos e, principalmente, como movimentam a economia-,
comentou.

Quadrilha Sampaio:

A Sampaio, a mais tradicional das quadrilhas de roça do Brasil em atividade, foi fundada no dia 24 de junho de 1956 por Carmem Perrotta.

Além de passos bem marcados e cenários primorosos, as apresentações do grupo são uma verdadeira aula de folclore. Desde a sua criação, a quadrilha do Sampaio sempre se preocupou em desenvolver temas alusivos a nossa cultura popular.

Além disso, os figurinos dos componentes são um espetáculo à parte, seja pela beleza das roupas ou pela riqueza dos detalhes.

As atividades acontecerão nas mídias digitais da Secretaria de Cultura.

Programação :

14h – Abertura musical com Falamansa (vídeo)

15h – Conheça a Quadrilha Sampaio

17h – Alcance das Quadrilhas no Estado – Vídeo – Danielle Barros, Secretaria Estadual de Cultura

18h – Live – Secretário de Cultura, Adolfo Konder com Márcio Perrotta, Marcador e Presidente da Quadrilha do Sampaio.

20h – Live – Secretário de Cultura Adolfo Konder com Tato, vocalista do Falamansa