Publicado em 25/07/2023 - 14:49 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Parque Glória Maria recebe o Arte de Portas Abertas com poesia, lançamentos e gastronomia
O agora Parque Glória Maria tem uma intensa programação cultural - Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Palco da 31ª edição do Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, o (recém-batizado) Parque Glória Maria abrigará atrações gratuitas em todas as suas dependências entre os dias 29 de julho e 6 de agosto. Destaque para oficina de malabares com Emiliana, Poesia Andarilha e Café Literário com Susana Alegria (todos estes no Terraço) e uma feira gastronômica na parte externa, incluindo comes e bebes de casas residentes do bairro, como Adega do Pimenta, Café do Alto, Alda Maria Doces e – o café do espaço – Mandala Residência Gastronômica.

Na semana passada, o prefeito Eduardo Paes  transformou o Parque das Ruínas em Parque Glória Maria, uma homenagem à jornalista e apresentadora que morreu este ano. O equipamento, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio, fica em Santa Teresa e integra a rede que será beneficiada pelo Cultura do Amanhã, anunciado pela pasta como o maior programa de modernização e requalificação dos equipamentos culturais da rede municipal.

Ao todo, são 20 espaços que entrarão em obras a partir de agosto, de forma gradual, entre lonas, arenas, areninhas, teatros, museus e centros culturais. O investimento total será de R$ 75 milhões, e a previsão de conclusão é 2024.

Em comum a todos os equipamentos, as obras de modernização e requalificação incluem a instalação de ar condicionado, condições de acessibilidade e nova instalação elétrica. No caso dos teatros, haverá reforma dos camarins, projetos de acessibilidade entre o camarim e o palco e troca de estofado das poltronas.

Em relação ao Parque Glória Maria, a ideia é tornar a fachada como era originalmente, com reposição de tijolos, recomposição da estrutura elétrica, além da instalação de um elevador, que ficará escondido para não “atrapalhar a cara” original. Haverá intervenção no jardim e no pátio.

O imóvel foi construído entre 1898 e 1902 nas ruínas do prédio onde foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, a socialite Laurinda Santos Lobo. Conhecida como “a marechala da elegância”, ela costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências do palacete, hoje um projeto premiado dos arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes, que manteve a estrutura das ruínas agregando contemporaneidade à casa durante os trabalhos de renovação. O espaço apresenta programação cultural variada e uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara, de um lado, e para o Centro da cidade, do outro. Com a cidade aos seus pés, o mirante é um bom local para se entender a geografia da cidade, do alto do bairro de Santa Teresa.

No local, é possível começar o dia em altíssimo estilo, no brunch do Café Mandala, com vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. A casa serve combos simples de café da manhã (R$ 35; R$ 89 para dois) e brunch (R$ 68), de terça a domingo — além de itens à la carte.

O Parque Glória Maria fica na Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa. Área de lazer infantil: quinta a domingo, das 9h às 16h. Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h.

Programação Arte de Portas Abertas – Parque Glória Maria. Grátis

Teatro Ruth de Souza
10h – Abertura
10h30 às 17h – Palestras Rio Crypto Hub