Ônibus elétrico em Madureira encerra temporada com grupos de bate-bola e baile charme

Publicado em 18/01/2022 - 12:33 | Atualizado
O ônibus elétrico capacidade para 40 passageiros sentados - Beth Santos/Prefeitura do Rio

Conhece a trajetória de Paulo da Portela? Sabia que ele inspirou o personagem Zé Carioca, da Disney? Essa e outras histórias de Madureira são contadas em detalhes a bordo do ônibus elétrico do programa gratuito “Verão verde”, das secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte. O passeio começa e termina na Arena Fernando Torres (Parque Madureira). O  circuito  tem  10km  e  dura  60  minutos,  passando  por  Palácio  450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; CUFA/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano.

Em razão do aumento de casos de Covid-19, houve a redução de um horário do ônibus e será exigido o comprovante de vacinação e o uso de máscara: 10h, 11h30 e 15h.

O tour tem sempre uma atração especial aos sábados, às 11h30. Esta semana (22/1) recebe grupos de bate-bola e, para encerrar, a turma do bailinho charme com as Crespinhas e seus Pais (29/1).

Madureira pioneira

O Rio é a primeira cidade no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural. Melhor: um passeio ecologicamente correto. O projeto é um pontapé do “Zonas de Cultura”, iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade, que vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais única e exclusivamente em Madureira, o coração criativo da Zona Norte carioca.

A condução dos passageiros fica a cargo da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. Karolynne Duarte e Vilson Luiz são técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo.

O público pode embarcar nesta viagem cultural nos seguintes horários: 10h,  11h30  e  15h.  Para  garantir  seu  assento,  basta  acessar  o  Sympla: bit.ly/busculturaa. São no máximo 40 lugares.

“Verão verde” – Ônibus elétrico em Madureira: sempre aos sábados e domingos, às 10h, 11h30 e 15h. Ingressos gratuitos: bit.ly/busculturaa. 40 lugares. Até 30 de janeiro.

• 18 de janeiro de 2022