Fim de semana tem estreia de Don Quixote no teatro e muita música boa. Veja as atrações dos espaços culturais municipais

Publicado em 16/08/2019 - 09:09 | Atualizado em 16/08/2019 - 09:30
O espetáculo Don Quixote estreia neste fim de semana no Teatro Municipal Carlos Gomes, no Centro. Foto: divulgaçãoO espetáculo Don Quixote estreia neste fim de semana no Teatro Municipal Carlos Gomes, no Centro. Foto: divulgação

O fim de semana chegou! E os equipamentos culturais da Prefeitura do Rio de Janeiro estão cheios de atrações. Muitas gratuitas. Anote as dicas e planeje a sua diversão:

Música

Quartetinho Jazz – É um grupo formado na faculdade de música da UNIRIO, com jovens entre seus 18-22 anos. A proposta dos shows é trazer a tradição musical brasileira repaginada, com uma pegada mais moderna e ousada. Quartetinho traz do erudito ao popular, interpretações joviais e modernas. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Dia 17 de agosto, às 17h. Entrada gratuita.

Orquestra de Sopros Pro Arte – Apresenta seu show mais recente. Após décadas homenageando grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil, Milton Nascimento, João Bosco e Egberto Gismonti, o grupo mostra agora composições autorais dos integrantes. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Dia 18 de agosto, às 17h. Entrada gratuita.

Concerto do Pianista Marcos Leite – Marcos Leite é pianista, conferencista e professor, natural de Manaus-AM. Formado pelo Conservatório Brasileiro de Música, ele tem com 36 anos de carreira artística, e carrega a experiência de ter atuado por vários espaços culturais dos quatros cantos do país. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Dia 17 de agosto, às 16h. Entrada gratuita.

Wakanda In Madureira – Inspirado num país fictício, Wakanda In Madureira, é um encontro/piquenique colaborativo de celebração do amor preto e a ancestralidade africana. O evento surgiu em 2018, e está na sua 10ª edição. Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira. Dia 17 de agosto, sábado, às 11h. R$2.

Teatro adulto

A Mulher Ideal. Foto: divulgação

“A Mulher Ideal” – A história da vida de uma mulher contada através de suas relações amorosas. Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon. Quartas e quintas, às 20h. R$ 20 (meia). Avenida Ataulfo de Paiva 269, Leblon. Texto: Lorena da Silva e Claudio Serra. Direção: Lorena da Silva.

(ESTREIA) “Don Quixote” – Um dos mais importantes balés do coreógrafo Marius Petipa chega ao Teatro Municipal Carlos Gomes, no Centro. Sexta e sábado, às 19h, e domingo, às 18h. R$ 20 (meia). Praça Tiradentes s/n°, Centro. Texto: Jorge Texeira. Direção: Helio Bejani.

“Bastidores” – Integrando números musicais, teatro e público, o espetáculo fala sobre as aventuras dos artistas brasileiros. Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca. Sexta e sábado, às 20h, domingo, às 19h. R$ 15. Rua Heitor Beltrão s/n°, Tijuca (junto à estação do metrô São Francisco Xavier).

“Espaço Público não é Privada” – Uma reflexão bem-humorada sobre o uso de histórias de amor na produção artística. Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá. De sábado a segunda, às 19h. R$ 10 (meia). Rua Humaitá 163, Humaitá. Texto, direção, atuação e música: Roberto Souza.

Espaço Público Não é Privada. Foto: divulgação

Teatro infantil

“Peter Pan” – A clássica fábula do menino que se recusava a crescer encerra temporada. Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Sexta, às 20h30, sábado e domingo, às 16h e 20h. A partir de R$ 50. Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca.

“Cumbuca e a menina que salvou a mata” – Uma menina descobre a única árvore sobrevivente de um grande desastre ambiental e juntas elas tentam salvar o mundo. Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Sábado e domingo, às 11h. R$ 15. Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa. Texto: Cilene Guedes.Direção: Daniel Carneiro. Com Cilene Guedes e Raphael Pippa.

“Natal fora de época” – Diversos personagens das histórias infantis se unem para resgatar o espírito natalino. Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe. Domingo, às 17h. R$ 10. Rua Marcos de Macedo s/nº, Praça Edson Guimarães, Guadalupe. Direção: Fabricio Rosário.

“Domingo das Crianças – Poemus” – Poesia, performance, música ao vivo e artes visuais no espetáculo que vai divertir a garotada. Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca. Domingo, às 16h. R$15 (meia).

Cumbuca. Foto: divulgação
  • 16 de agosto de 2019