Festival Mulheres Protagonistas é atração no fim de semana, que tem também mostra Brasil-China

Publicado em 07/11/2019 - 17:08 | Atualizado em 08/11/2019 - 19:59

Fim de semana está aí. E são muitas as atrações nos equipamentos culturais do Município do Rio de Janeiro. Confira as dicas e programe a sua diversão:

Memorial Municipal Getúlio Vargas recebe mostra em comemoração aos  45 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China

O Memorial Municipal Getúlio Vargas recebe a exposição “Intercâmbio Cultural e Tecnológico Brasil-China – do século XIX aos dias de hoje”, que celebra os 45 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A entrada é gratuita. Os quatro conjuntos de painéis têm com mais de 50 fotos, textos, vídeos e pipas chinesas em formatos de animais espalhados pelo centro cultural. As obras apresentam a união de forças entre os dois países desde a chegada dos primeiros chineses ao Brasil até os dias de hoje, com a participação das empresas chinesas na infraestrutura do desenvolvimento nacional.

Além do trabalho exposto, o público poderá participar de oficinas para conhecer um pouco mais da cultura do país oriental, oferecidas pelo Instituto Confucius, aos sábados, de 10h às 12h. A primeira demonstração, no dia 9 de novembro, será sobre a arte da escrita chinesa e a decoração em leques. Os participantes poderão levar o seu nome escrito em chinês para casa.  Também haverá oficinas de arte de corte de papéis, decoração de máscaras da ópera de Pequim, entre outras.

É possível visitar a exposição Intercâmbio Cultural e Tecnológico Brasil-China – do século XIX aos dias de hoje” até o dia 5 de janeiro de 2020. Praça Luís de Camões s/nº, subsolo, Glória.

Serviço
Exposição “Intercâmbio Cultural e Tecnológico Brasil-China – do século XIX aos dias de hoje”
Memorial Municipal Getúlio Vargas – Praça Luís de Camões s/nº, subsolo, Glória
De 06 de novembro a 5 de janeiro de 2020
De terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita.

Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró recebe o Festival Mulheres Protagonistas

Será no dia 9 de novembro, das 11h às 21h. O evento (veja no Facebook) celebra o primeiro ano de ações do programa, que tece início em setembro de 2018. Desde então, foram realizados 15 atividades entre cursos, oficinas e encontros, mobilizando mais de 600 pessoas. A entrada é gratuita.

Conheça a programação completa:

11h – Aulão de yoga, com Eve Idrissi do Yoga de Rua
13h – Oficina “Finanças pessoais para mulheres empreendedoras”, com Ludmyla Oliveira
14h – Workshop 1 – Ginecologia Natural – Auto Cuidado do Eco Fêmea, com Edneide Silva
15h – Workshop 2 – Oficina de Pequenos Reparos – Dinheiro Rosa / Clésia Maria de Jesus
16h30 – Painel: Guilhermina Augusti (Elã) + Gisele Jacob (Sesc – Ramos) + Pâmela Carvalho (Lona Cultural da Maré)
18h – Nano Palestra: “A experiência ASA”, com Zelia Rodrigues Peixoto (Oi Futuro)
18h30 – Sampagode
De 11h às 21h – Feira de Mulheres Empreendedoras
De 13h às 21h- Recreação infantil

Macunaíma – Uma Rapsódia Musical: ÚLTIMO FIM DE SEMANA

‘Macunaíma’, de Mário de Andrade, ganha nova montagem da companhia Barca dos Corações Partidos. A encenação de Bia Lessa propõe uma reflexão sobre a vida contemporânea, transformando o texto em uma rapsódia musical. Até 10 de novembro. Quarta a sexta, às 19h, e sábados e domingos, às 18h. Ingressos a partir de R$ 10 (meia no balcão). Classificação: 18 anos. Teatro Municipal Carlos Gomes.

Paixão de Ler 2019

Tem programação neste fim de semana. No sábado, às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Rua Guapeni, 61, Tijuca), acontece o Slam da Rampa, uma batalha de poesia de no máximo três minutos. Haverá premiação em livros para os selecionados. No Parque das Ruínas, às 16h, haverá uma leitura dramatizada do texto da peça “Riobaldo” – adaptada do livro “Grandes Sertões: veredas”, de Guimarães Rosa.

No domingo, às 19h, no Centro Cultural Phábrika (Rua Capitão Tárciso BUeno, Pavuna), o evento Bois e Batuques do Brasil faz apresentação baseada no conto folclórico do Boi Bumbá, passando por várias versões e adquirindo diferentes nomes.

Mentira Mentirosa Ou Verdade Verdadeira

Dois amigos estão de férias numa casa no interior da cidade. Eles brincam enquanto os adultos estão fora, e, em meio as brincadeiras vão revelando seus medos que ficam mais aparentes quando as lendas do folclore brasileiro entram na história. A peça é costurada pela narrativa de dois contadores que também confessam ao longo das cenas, seus medos pessoais. De 9 de novembro a 1º de dezembro. Sábado e domingo, às 16h. Ingressos a partir de R$ 20 (meia).

Classificação: livre. Teatro Municipal Maria Clara Machado, na Gávea.