Publicado em 08/11/2022 - 16:34 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Festival Madureira Zona Preta estreia com baile charme, festas, DJs, feijoada e papo com Griot
Festival Madureira Zona Preta vai de sexta-feira a domingo - Luiz Júnior/Prefeitura do Rio

Uma festa que rompe as fronteiras e entrega uma superprodução baseada no Afropunk – famoso festival de música negra realizado nos EUA -,  a Yolo Love Party quer mostrar que a Zona Norte não é só lugar de violência, mas de cultura, inovação, arte e inclusão. Idealizado por Marlon Diniz e Jefferson Liberato, o mega evento está de volta a Madureira como destaque na programação do festival Madureira Zona Preta, que vai de sexta-feira (11/11) a domingo (13/11), ocupando o Espaço Cultural Rio Charme (Dutão), a Casa Black Rio e o Maduh Bar. Esse é um dos três produtos do edital de festivais do programa Zona de Cultura Madureira, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, que vem injetando recursos financeiros no bairro da Zona Norte carioca a fim de promover impacto positivo no ambiente urbano, econômico  e cultural.

O Baile Charme do Viaduto de Madureira vai realizar o festival, onde haverá venda de comes e bebes. Os ingressos serão vendidos antecipadamente pelo Sympla. Algumas atrações são gratuitas.

Quase 500 postos de trabalho. Esta é a meta do Zonas de Cultura Madureira para este ano. São 80 atrações nos três festivais executados pelo programa, além de 226 pessoas envolvidas no Madureira de Portas Abertas.

– O objetivo do Zonas de Cultura é promover impacto positivo no ambiente urbano, econômico  e cultural – comentou o secretário de Cultura, Marcus Faustini.

Em maio deste ano, a Secretaria Municipal de Cultura iniciou uma série de investimentos em Madureira, por meio do programa Zonas de Cultura. O bairro recebe, este ano, R$ 1,5 milhão para ações culturais. Parte deste montante será destinada a dois editais: um no valor de R$ 600 mil para apoiar a realização de três festivais e o outro, Portas Abertas, no qual 12 iniciativas vão receber apoio de R$ 25 mil cada. Outra intervenção importante será a revitalização da região do Viaduto Negrão de Lima, que vai abrigar os futuros festivais do bairro e se tornará uma importante área de convivência. Um terceiro edital ainda será lançado para selecionar dez propostas de Intercâmbio Cultural. O Zonas de Cultura está aprovado no Plano Estratégico até 2024.

Programação – Festival Madureira Zona Preta

Sexta-feira (11/11). Ingressos no Sympla

Espaço Cultural Rio Charme (Dutão): Rua Carvalho de Souza s/nº, embaixo do Viaduto Negrão de Lima, Madureira.  18 anos

22h – 5h: Yolo Love Party – Os Hawaianos + DJ Will Ow + DJs variados.

Casa Black Rio: Rua Alfeu Faria Castro 6, Madureira

16h – 20h: Movimento Wakanda – Papo com Griot. Grátis. Livre.

MESA 1: Nossos negócios são a ponte do futuro – Debater gerenciamento dos negócios, visão, investimento e o empreendedorismo como ponte para o futuro. Participantes: Rodrigo França e o Mov Black Money. Mediação: Dandara Barbosa

MESA 2: Entretenimento, indústria e legado: Formas de prosperar em nossos trabalhos – Pensar a indústria do entretenimento e nossos fazimentos culturais a nível de mercado. Participantes: Rafael Lima e Marcelo Dughettu. Mediação: Jonathan Raymundo

22h – 5h: Festa Black Delas com Camila Zasoul + Pretta Poder + Shury + Amanda Sarmento + Da Mata + Talie + Izza. 18 anos.

Sábado (12/11). Ingressos no Sympla

13h – 15: Aulão de charme com o Rio Charme Social. Livre.

15h – 18h: Baile da Crespinhos – DJs + Aulão de Charminho + Apresentação Luis Marques e Vitória Cunha + Crespinhos Dança + Malcolm o Dançarino. Livre.

22h – 5h: Baile Charme do Viaduto convida Eu Amo Baile Charme + apresentação de grupos de dança. 18 anos.

Maduh Bar: Rua Carolina Machado 586, Madureira

20h – 4h: Baile do Wakanda – Amanda Amado e Banda + DJs + Casa Black Rio apresenta DJ Glazdow + Pagode do Feijão. 18 anos.

Domingo (13/11). Ingressos no Sympla

Espaço Cultural Rio Charme (Dutão): Rua Carvalho de Souza s/nº, embaixo do Viaduto Negrão de Lima, Madureira. Livre.

Criolice In Wakanda – Edição Especial Mês da Consciência Negra

13h: Abertura dos Portões

13h – 15h: Feijoada + Feira Afroempreendedores + Quilombinho + DJ Bieta

15h – 16h30: Roda de Samba do Resenha de Madureira (Espaço Raiz)