Feriadão de Páscoa tem diversas atrações gratuitas pela cidade

Publicado em 17/04/2019 - 16:17 | Atualizado
  • Início/
  • Feriadão de Páscoa tem diversas atrações gratuitas pela cidade

O primeiro grande feriado do ano após o carnaval está cheio de eventos gratuitos pelo Rio de Janeiro, para toda a família. Do dia 19 de abril – quando se comemora a sexta-feira da Paixão – até o dia 23 de abril – quando se festeja o Dia de São Jorge – haverá exposições, shows, teatro e até sessão de cinema.

A Lona Cultural Sandra de Sá apresenta para as crianças a peça infantil “A bruxinha que era boa” todos os sábados do mês de abril, às 16h. O espetáculo de Maria Clara Machado conta a história de Ângela, uma bruxinha diferente das outras que frequentam a Escola de Maldades da Floresta. Ainda para a criançada, a Lona Cultural Herbert Vianna abre as portas para o Bailinho de Outono com piscina, música, degustação de sacolé e rodada coletiva de cuidado às plantas, no dia 19 de abril, às 15h30.

Para quem busca música e agitação, a Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró faz o LH2 – Leopoldina Hip Hop, no dia 20 de abril, às 16h. Em sua sua quinta edição,o evento traz batalha de MCs e shows dos grupos AcidRap, Ala Norte, Banca CPX e Vandal Records. No dia 19 de abril, a Galeria L da Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró recebe a exposição do ColetivoDeDuas, formado pelas artistas plásticas e educadoras Anatacha Lochi e Chimenia Sczesny. Mesclando arte urbana com técnicas que permeiam a serigrafia e o stencil, o principal suporte são os adesivos vinílicos, stickers colados na frente, verso das placas de sinalização, poste, parede e até no chão. Após a vernissage terá karaokê liberado no Boteco do Parque.

No domingo, dia 21 de abril, é a vez das crianças se divertiram na sessão do filme “Tinker Bell” na Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, na Penha, às 10h30.
Também é possível passear pelas ruas para conhecer algumas obras de arte nos centros de arte da Praça Tiradentes. O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica apresenta a exposição “Noite” que mostra a potencialidade e a pluralidade da produção feminina do Coletivo Trovoa. Através de diferentes linguagens como pintura e fotografia, além de instalações, a mostra coloca em evidência 28 obras desenvolvidas por 22 artistas. O objetivo do grupo é também articular as redes de artistas mulheres não-brancas, ampliando assim sua presença e relevância em circuitos de arte.

Lona Cultural Sandra de Sá – Praça do Lote, 219, Santa Cruz.
Lona Cultural Herbert Vianna – Rua Ivanildo Alves s/nº, Maré.
Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira (Dicró) – Rua Flora Lobo, 184, Penha.
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Rua Luís de Camões 68, Praça Tiradentes, Centro.

Dia Nacional do Choro inspira programação especial durante todo o mês no Centro da Música Carioca

O Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, será lembrado em diversas atrações no Centro da Música Carioca Artur da Távola durante todo o mês. Para celebrar a data, que marca os 122 anos do músico Pixinguinha, o espaço tradicional da música instrumental na Tijuca preparou uma programação especial que inclui clássicos, releituras, composições inéditas e as novidades do gênero genuinamente brasileiro.

Confira a programação:

Clássicos Domingos: Duo Roberto Kauffmann e Péricles de Morais – Em homenagem ao choro, os músicos Péricles de Morais (violão) e Roberto Kauffmann (acordeon) exploram novas versões para obras de compositores clássicos e contemporâneos como Pixinguinha, Radamés Gnattalli, Dominguinhos, Eduardo Neves, entre outros. Dia 21 de abril, domingo, às 11h. Valor: a partir de R$ 15 (meia). Classificação: Livre.

Dia 25/04 – quinta-feira – Melhor Horário: Naomi Kumamoto Quinteto – Naomi é flautista, pianista e compositora, foi componente de várias orquestras sinfônicas no Japão, sua terra natal. Moradora do Rio de Janeiro, desde 2004, especializou-se na música brasileira, principalmente no Choro. Participou de várias apresentações ou gravações com nomes como Altamiro Carrilho, Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Toninho Carrasqueira, entro outros. Dia 25 de abril, às 16h. Valor: R$ 30. Classificação: 12 anos.

Quintas Instrumentais: Onze Cordas – Formado por composições inéditas de compositores e instrumentistas consagrados da música instrumental brasileira, Onze Cordas é composto por onze músicas que resultam das experiências e da atuação profissional dos compositores no universo musical das Rodas de Choro do Rio de Janeiro. Dia 25 de abril, quinta-feira, às 20h. Valor: a partir de R$ 15 (meia). Classificação: 12 anos.

Clássicos Domingos: Trio Som de Madeira em Clássicos do Choro – Geyzi Moreira (clarineta), Igor Cerqueira (percussão) e Wenderson (violão). Os músicos, todos integrantes da Banda Sinfônica da Escola Naval, fazem uma apresentação com foco especial no choro. Dia 28 de abril, domingo, às 11h. Valor: a partir de R$ 15 (meia). Classificação: 12 anos.

• 17 de abril de 2019