Publicado em 10/02/2022 - 15:00 | Atualizado em 10/02/2022 - 15:03
  • Início/
  • /
  • Espetáculo infantojuvenil sobre ancestralidade chega ao Teatro Municipal Ruth de Souza, em Santa Teresa
O trabalho foi construído a partir da estética das máscaras africanas e afro-brasileiras - Hebert Said

Resgate de memórias ancestrais pela história de uma criança. “NUANG – Caminhos da liberdade” chega, neste sábado (12/2), ao Teatro Municipal Ruth de Souza, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Este é o primeiro espetáculo infantojuvenil desde a inauguração do espaço, em novembro do ano passado. A montagem fica em cartaz nos dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro e 5, 6, 12 e 13 de março, sempre às 11h. O ingresso custa R$ 10 e pode ser adquirido pelo Sympla.

Com direção de Tatiana Henrique, esta é a primeira temporada presencial no Brasil. Em dezembro de 2021, a peça fez parte do 16º Festival Internacional de Teatro do Cazenga – FESTECA, em Luanda, Angola. Antes foi exibida online em sessões ao vivo e de forma gratuita.

O espetáculo é uma adaptação do livro original e de mesmo nome da escritora carioca Janine Rodrigues e conta a história de Nuang, uma menina do Reino de Uthando que está conectada aos valores do seu povo. Janine é fundadora da editora Piraporiando, cujas obras tratam de educação antirracista e inclusiva.

– Nossa proposta é levar para o público o que nossos ancestrais foram ensinados a esquecer. A jornada de Nuang nos leva a fabulizar sobre a criação dos primeiros quilombos no Brasil, com o encontro com os povos indígenas – disse Tatiana Henrique.

O trabalho foi construído a partir da estética das máscaras africanas e afro-brasileiras. Também conta sobre a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. O que dialoga com a proposta do Teatro Municipal Ruth de Souza, de apresentar espetáculos de cunho antirracista.

– Uma história que segue a narrativa negra feminina representa a autonomia e o fortalecimento das memórias ancestrais. Estou com a expectativa nas alturas para essa estreia – declarou Paulo Gomes, curador do Ruth de Souza.

Teatro Ruth de Souza – Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre 69, Santa Teresa. Dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro, e 5, 6, 12 e 13 de março, das 11h às 12h. R$ 10. Livre. Ingressos pelo Sympla.

• 10 de fevereiro de 2022