Espaço Sérgio Porto ganha mural de Rafa Mon inspirado em Drummond

Publicado em 27/06/2022 - 13:02 | Atualizado
A Orquestra Fanfarrada vai se apresentar na Feirinha de Inverno, no Espaço Cultural Sérgio Porto - Divulgação

Já começou a contagem regressiva para o festival Paixão de Ler 2022. O Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, vai ganhar um mural em homenagem a Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), poeta mineiro que será tema do evento literário, em outubro. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Grupo Editorial Record, a pintura terá assinatura da artista Rafa Mon, que iniciou os trabalhos no domingo (26/6). A inauguração está prevista para sábado (2/7), durante a edição de inverno da Feirinha do Sérgio Porto, reunindo gratuitamente atrações de música, gastronomia, moda e artesanato, das 11h às 19h, além de leitura de textos de Drummond para o público infanto-juvenil.

– Tem muitos sentimentos envolvidos nesse projeto, pelo autor que adoro e tenho um carinho muito especial, e pelo local onde ele vai ser retratado e pintado por mim. É uma enorme honra e alegria – disse Rafa Mon, fã de obras drummondianas como “Brejo das almas” e “A rosa do povo”.

Para a pintura, serão necessários 18 litros de tinta, cem latas de spray e três dias de trabalho. Mineira de Monte Sião, Rafa Mon é dona, entre outras peças, da sereia “Yara”, um grafite de 36 metros num prédio em Botafogo, e uma pintura com o rosto do ex-presidente Lula com barba e cabelo formados por flores e um beija-flor, que viralizou depois de uma foto postada por Chico Buarque segurando a obra.

Feirinha de inverno

Chorinho com grupo Pixin Bodega; intervenções e rap com Coletivo “NA PRAÇA”; Orquestra Fanfarrada; set com os DJS Goranmo e Pinguim, além de poesia autoral com jovens artistas do programa “Aprendiz Cultural”. Estas são algumas das atrações da edição de inverno da Feirinha do Sérgio Porto, marcada para o próximo sábado (2/7), das 11h às 19h.

120 anos de Drummond, o poeta verde

O músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik vai estar na conferência de abertura do próximo festival Paixão de Ler, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, em outubro. Wisnik vai tratar da obra de Carlos Drummond de Andrade e seu olhar atento para questões ambientais. Homenageado do evento, Drummond foi um ativista ambiental importante em sua época, cuja data de nascimento completa 120 anos em 2022.

– Drummond é o grande poeta brasileiro com íntima relação com o meio ambiente e a mineração, tão fundamental e crucial hoje – declarou José Miguel Wisnik, convidado pelo secretário de Cultura, Marcus Faustini.

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto: Rua Humaitá 163, Humaitá. Sáb (2/7), das 11h às 19h. Grátis. Livre.

• 27 de junho de 2022