Publicado em 28/09/2021 - 15:26 | Atualizado em 29/09/2021 - 14:58
  • Início/
  • /
  • Cultura Infância Carioca: Prefeitura lança chamada para contratações de atrações infanto-juvenis
Crianças assistem a Teatro de Guignol - Divulgação/Prefeitura

Uma parte importante do calendário cultural infanto-juvenil carioca de 2022 será definida em breve. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou uma chamada para contratação de atrações para os dois teatros de Guignol (Tijuca e Méier) e mais três equipamentos públicos: Teatro Carlos Werneck (Flamengo), Parque das Ruínas (Santa Teresa) e Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola (Tijuca); todos com áreas ao ar livre. A ideia é preencher a agenda ao longo do ano com quase 300 apresentações nos fins de semana. O cachê será de R$ 1 mil ou R$ 2 mil, de acordo com o tamanho e a complexidade do projeto.

– O programa ‘Cultura Infância Carioca’ premiará 288 apresentações artísticas infanto-juvenis. Farão parte da programação de retomada de alguns equipamentos culturais da secretaria de cultura – destaca o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, que também é escritor e autor teatral.

A chamada é para atrações infantis no geral, desde teatro de bonecos até contação de histórias. A mesma apresentação poderá passar por mais de um equipamento, no formato mini turnê.

Podem participar pessoas jurídicas (CNPJ), incluindo MEIs, com e ou sem fins lucrativos. Uma comissão interna da Secretaria Municipal de Cultura irá selecionar 36 propostas, sendo ao menos nove destinadas a trabalhos artísticos que contemplem arte antirracista, culturas e identidades negras.

O edital, seus anexos e o endereço do sistema on-line de inscrição estarão disponíveis no site rio.rj.gov.br/ web/smc. Até as 23h59 do dia 12 de novembro de 2021.

Teatros de Guignol de volta

Por mais de quatro anos fechados, os dois teatros de Guignol do Rio (Tijuca e Méier) serão entregues à população em 2022, totalmente reformados, pintados e recuperados. Na tradição do teatro francês, Guignol é um fantoche famoso, criado na cidade histórica de Lyon no século XIX. Para os cariocas, estas casinhas de madeira instaladas no meio das praças são sinônimos de diversão a céu aberto na dose certa.

Teatro de Guignol Tijuca: Praça Xavier de Brito (Praça dos Cavalinhos).

Teatro de Guignol Méier: Praça Jardim do Méier.

Outros espaços culturais

Teatro Carlos Werneck: Parque do Flamengo, altura do 300, Flamengo.

Parque das Ruínas: Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa.

Centro da Música Artur da Távola: Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca.

Centro Cultural Municipal Profª Dyla Sylvia de Sá: Rua Barão 1.108, Praça Seca.

• 28 de setembro de 2021