Publicado em 26/01/2022 - 07:00 | Atualizado em 25/01/2022 - 19:13
  • Início/
  • /
  • Cultura com as Crianças: Secretaria lança programação de espetáculos infantis ao ar livre
Teatro de Guignol da Tijuca - Gui Espíndola / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) lança o programa Cultura com as Crianças, um circuito de atrações gratuitas pensadas para o momento: todas as apresentações são ao ar livre. Trata-se de uma parte importante do calendário cultural infanto-juvenil carioca de 2022, que tem início neste sábado (29/01) às 10h, com a reabertura do Teatro de Guignol da Tijuca. O espaço recebe a peça Terreiro brincante, do Coletivo Du’velhomoço Criações, com mamulengos. Depois de quatro anos fechado, o equipamento será entregue à população totalmente reformado, pintado e recuperado.

– O Cultura com as Crianças é para as famílias se sentirem seguras e levarem os pequenos para atividades culturais pensadas especialmente para as crianças, a céu aberto e com todas as medidas protocolares, como distanciamento, uso de máscara e álcool – ressalta o secretário de Cultura, Marcus Faustini.

Os espetáculos do circuito Cultura com as Crianças foram aprovados no edital Cultura Para Infância Carioca. As atrações circularão pela cidade ao longo do ano, passando ainda por Teatro de Guignol do Méier, Parque das Ruínas (Santa Teresa), Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tijuca), Centro Cultural Profª Dyla Sylvia de Sá (Jacarepaguá) e Teatro Municipal Carlos Werneck (Flamengo).

– Tem música, teatro e espetáculos de bonecos toda semana para apresentar às crianças boas atividades culturais da cidade – destaca a gerente de Teatros da SMC, Anna Carolina Magalhães.

O Cultura Para Infância Carioca premiou apresentações artísticas infanto-juvenis desde teatro de bonecos até contação de histórias. Serão 36 espetáculos, sendo 24 nesta primeira leva, com apresentações sempre nos fins de semana. Ao todo, ocorrerão 288 sessões. O prêmio é de R$ 1 mil ou R$ 2 mil, de acordo com o tamanho e a complexidade do projeto.

Na tradição do teatro francês, Guignol é um fantoche famoso, criado na cidade histórica de Lyon no século XIX. Para os cariocas, estas casinhas de madeira instaladas no meio das praças são sinônimos de diversão a céu aberto na dose certa. Programação completa em https://bit.ly/culturacriancas.

Janeiro e fevereiro de 2022

Teatro de Guignol Tijuca: Praça Xavier de Brito (Praça dos Cavalinhos).
29/01 – 10h: Terreiro Brincante – Coletivo Du’velhomoço Criações. Teatro de bonecos de Mamulengos, além de oficinas de danças populares.
11h: Mostra de Teatro Lambe Lambe – Grupo Depois do Ensaio. Quatro espetáculos de 3 minutos cada, teatro de caixa, assistidos individualmente por cada espectador.
05/02 – 10h: Mais uns contos – Juliana Correia, Baobázinho. Contação de histórias.
12/02 – 10h: Floresta Encantada – Arte Andarilha. Bonecos, músicas, adivinhações e outras brincadeiras populares.
19/02 – 10h: Ossain e o Axé da Folha – Kekere Infâncias. A história do orixá Ossain, guardião do segredo das ervas.

Teatro de Guignol Méier: Praça Jardim do Méier.
30/01 – 10h – Floresta Encantada – Arte Andarilha. Bonecos, músicas, adivinhações e outras brincadeiras populares.
16h: Mais uns contos – Juliana Correia, Baobázinho. Contação de histórias.
06/02 – 10h: Ossain e o Axé da Folha – Kekere Infâncias. A história do orixá Ossain, guardião do segredo das ervas.
13/02 – 10h: Terreiro Brincante – Coletivo Du’velhomoço Criações. Teatro de bonecos de Mamulengos, além de oficinas de danças populares.
20/02 – 10h: Homem Foca – Guga Morales Showman. Espetáculo circense com técnicas de malabarismo e comicidade.

Parque das Ruínas: Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa.
05/02 – 10h: Ossain e o Axé da Folha – Kekere Infâncias. A história do orixá Ossain, guardião do segredo das ervas.
11h – Mostra de Teatro Lambe Lambe – Grupo Depois do Ensaio. Quatro espetáculos de 3 minutos cada, teatro de caixa, assistidos individualmente por cada espectador.
16h – Homem Foca – Guga Morales Showman. Espetáculo circense com técnicas de malabarismo e comicidade.
12/02 – 10h: Mais uns Contos – Juliana Correia, Baobázinho. Contação de histórias.
19/02 – 10h: Terreiro Brincante – Coletivo Du’velhomoço Criações. Teatro de bonecos de Mamulengos, além de oficinas de danças populares.

Centro da Música Artur da Távola: Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca.
06/02 – 16h: Homem Foca – Guga Morales Showman. Espetáculo circense com técnicas de malabarismo e comicidade.
13/02 – 16h: Ossain e o Axé da Folha – Kekere Infâncias. A história do orixá Ossain, guardião do segredo das ervas.
20/02 – 16h: Mais uns Contos – Juliana Correia, Baobázinho. Contação de histórias.

Centro Cultural Profª Dyla Sylvia de Sá: Rua Barão 1.108, Praça Seca.
12/02 – 10h: Terreiro Brincante – Coletivo Du’velhomoço Criações. Teatro de bonecos de Mamulengos, além de oficinas de danças populares.
19/02 – 10h: Homem Foca – Guga Morales Showman. Espetáculo circense com técnicas de malabarismo e comicidade.

• 26 de janeiro de 2022