‘Conservando Cultura’: conheça o novo programa de conservação dos equipamentos culturais cariocas

Publicado em 22/09/2021 - 13:49 | Atualizado em 29/10/2021 - 11:49
Lançamento do programa “Cultiva Cultura” - Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), lança o programa “Conservando Cultura”, via Edital de Licitação publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (22/9). O objetivo é a contratação dos serviços continuados de manutenção corretiva e preventiva em 41 equipamentos da SMC. A última vez que houve manutenção predial dos equipamentos da cultura foi em 2016.

O “Conservando Cultura” visa também desenvolver as seguintes etapas de trabalho: vistoriar, organizar, planejar, gerenciar, fiscalizar, controlar, executar (indiretamente), entre outras. O prazo de execução dos serviços é de um ano.

As demandas de manutenção foram apontadas pela Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), junto com as Gerências de Equipamentos Culturais da SMC, com intuito de preservar o patrimônio público e conferir condições de uso destes prédios. Tratam-se de equipamentos culturais em suas mais distintas idades e tipologias construtivas, compreendendo desde prédios tombados pelo Patrimônio Histórico até lonas culturais com diferentes tipos de materiais de acabamentos empregados em sua composição. São museus; teatros; centros culturais; bibliotecas; arenas cariocas; areninhas e lonas culturais.

As propostas devem ser entregues presencialmente no dia 13/10, às 14h30, à Sede da RioUrbe, situada no Largo dos Leões, número 15, sala de reunião de licitação, 8 º andar. Uma comissão interna de ao menos três servidores da Prefeitura irá selecionar a melhor proposta. O investimento é de aproximadamente R$ 1,8 milhão. Informações no site rio.rj.gov.br/web/smc/.

• 22 de setembro de 2021