Publicado em 02/12/2021 - 16:00 | Atualizado em 01/12/2021 - 20:17
  • Início/
  • /
  • Bienal Internacional do Livro: estande do Paixão de Ler, de literatura negra, recebe de Babu Santana a Conceição Evaristo
Conceição Evaristo será uma das atrações do estande Paixão de Ler - Divulgação

Nomes que vão de  Babu Santana a Conceição Evaristo, passando por Helena Theodoro, Anjinho do Flamengo e Zezé Motta, além de muitos outros autores negros, se alternam no estande do Paixão de Ler, da Secretaria Municipal de Cultura, dentro da XX Bienal Internacional do Livro (F02/G03, Pavilhão Azul). Em sua 29ª edição, o festival estreia nesta sexta-feira (3/12) às 17h, reunindo nomes da literatura negra que tratam de identidades, representatividades e ancestralidade.

No dia da abertura, às 19h, haverá homenagem à escritora carioca Sonia Rosa, conhecida por sua literatura negro afetiva para crianças e jovens. A seguir, alguns destaques na programação da arena, que tem capacidade para até cem pessoas e também receberá atrações das secretarias da Mulher, da Juventude e de Governo e Integridade Pública (Fundação Planetário, RioFilme, Diversidade Sexual e Igualdade Racial), que se alternam no período de funcionamento: do dia 3 a 12/12, das 10h às 22h.

Destaques no estande Paixão de Ler, na Bienal do Livro:

Sex, 3

17h: Abertura Paixão de Ler – Homenagem a Sonia Rosa

19h: A Literatura Negro Afetiva de Sonia Rosa – Sonia Rosa, Iris Amâncio, Nando Cunha e Renato Noguera

Sáb, 4

17h: Anjinho do Flamengo (vai promover uma partida de futmesa) e Big Jaum

Dom, 5

11h: Conceição Evaristo e Joyce Trindade

17h: Jessé Andarilho

19h: Ana Paula Lisboa

Seg, 6

12h: roda de conversas com crianças: pretinhas leitoras, com Laiza Griot etc

Ter, 7

11h: Helena Theodoro – História do Samba e da População Negra

13h: Oficina de introdução ao idioma iorubá

Qui, 9

19h: Nega Gizza e Marina Iris

Sex, 10

17h: Júlio Barroso e Rodrigo França

19h: Babu Santana

Sáb, 11

11h: Zezé Motta – A Arte de Representar Dignidade

17h: Binho Cultura e Raull Santiago

Dom, 12

11h: Nossas futuras Griots – Elen Ferreira, Sinara Rúbia, Anielle Franco, Rafaela Bastos

16h: Eliseu Banori (Guiné-Bissau) lança “A história que a minha não me contou…”

17h: Rene Silva

19h: Dani Ornellas e Taísa Machado

Bienal do Livro – Riocentro: Av. Salvador Allende 6.555, Barra. De 3 a 12/12, das 10h às 22h. Estande Paixão de Ler: F02/G03, Pavilhão Azul.

• 2 de dezembro de 2021