Publicado em 04/09/2023 - 13:27 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Artista visual e grafiteiro expõe no Espaço Sérgio Porto obras sobre o cotidiano nos subúrbios
O grafiteiro Ramon Lid explora o cotidiano dos subúrbios em suas obras - Prefeitura do Rio

Um artista plástico nascido e criado na Baixada Fluminense, atualmente radicado na zona Norte do Rio. O grafiteiro Ramon Lid completa 19 anos de carreira estreando a primeira exposição individual, “No corre dos riscos”, no Espaço Sérgio Porto, equipamento mantido pela Secretaria Municipal de Cultura no Humaitá, Zona Sul da cidade. São 13 obras (11 pinturas em papel craft e telha de amianto, além de duas instalações) definidas por ele como crônicas sociais, pois trazem imagens do cotidiano no subúrbio carioca. Trem, telhas, caixas d’água, tijolos, fios, o “corre” e os riscos em geral. Tudo isso e muito mais serviu de cenário para a pesquisa etnográfica realizada pelo artista, que também atua como designer gráfico.

– Meu trabalho reflete os fragmentos do cotidiano, traduzidos de forma figurativa para transmitir esses sentimentos de vivências de quem está no corre, e muitos deles eu me incluo com a rotina de trabalho, ou questões diretamente ligados ao social. Meu primeiro contato com o spray foi em 2002, através de uma breve passagem pela pixação. Em 2004, conheci o grafite, o que mudaria totalmente minha percepção de mundo. Ali eu me encontrei, em um mundo que pude aplicar os desenhos que sempre pratiquei dos meus 10 aos 13 anos, meio que na curiosidade e hoje observando que ali já era autodidata – disse o artista.

A escolha por produções em papel craft tem relação direta com sua mãe, costureira, que utilizava o material para modelagem. A proximidade com a escrita de rua, seja pela pixação ou murais, traduzem em um jogo imagético as questões territoriais que o atravessam.

Além da exposição, haverá eventos interativos, como roda de conversa com o artista e convidados nos dias 10 e 24/9 (16h), além de visitação guiada com estudantes dias 13 e 20/9 (15h). A mostra fica em cartaz até 1º/10, a visitação é gratuita, de quarta a domingo, das 16h às 21h.

Espaço Cultural Sérgio Porto

Rua Visconde de Silva, ao lado do nº 292, Humaitá. Visitação de quarta a domingo, das 16h às 21h. Até 1º/10.

Roda de conversa com o artista + convidados

Dias 10 e 24 (domingos), às 16h

Visita guiada com estudantes