Publicado em 10/02/2023 - 08:09 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • AMA Rio: programa de formação gratuita para jovens resulta em instalações de arte e meio ambiente por sete territórios
As instalações são feitas com materiais usados em obras - Divulgação

O fim de semana da Secretaria Municipal de Cultura é marcado pelo encerramento do programa AMA Rio, de Arte e Meio Ambiente, em parceria com a People’s Palace Projects, organização da Queen Mary University of London. Artistas, gestores e 350 jovens, sendo 50 para cada um dos sete equipamentos municipais culturais beneficiados, elaboraram instalações físicas, para os espaços e seus entornos, ligados a agenda climática e cultural, conectando a população de cada área ao  respectivo espaco.

Os jovens têm entre 16 e 25 anos e atuaram nos seguintes equipamentos: Espaço Sérgio Porto (Humaitá); Museu Histórico da Cidade (Gávea); Biblioteca Euclides Da Cunha (Ilha do Governador); Lona Cultural Terra (Guadalupe); Muhcab (Gamboa); Lona Cultural Gilberto Gil (Realengo) e Arena Carioca Fernando Torres (Madureira). A People’s Palace Projects, que já desenvolvia outros projetos com a Secretaria Municipal de Cultura, investiu em materiais usados nas obras, lanches e vales-transporte.

A primeira entrega foi na quinta-feira (9/2), no Sérgio Porto, com exposição coletiva de artes, apresentações musicais e teatrais, barracas de comida, artes autorais e brechó, além de um outdoor de 9 metros finalizado aos olhos do público.

A agenda se estende por diferentes regiões da cidade. Confira a programação:

Sexta-feira (10/2):

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab)

Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa.

Das 13h30 às 17h. Grátis. Livre.

Inauguração da escultura e da horta vertical articulada pelos participantes; Exibição do documentário com registros do processo de execução; Sarau; Dj Quilombeat.

Sábado (11/02):

Lona Cultural Terra

Rua Marcos de Macedo, s/nº, Guadalupe.

Das 9h às 11h. Grátis. Livre.

Inauguração d’A Fonte e distribuição de brindes; interação entre participantes e moradores locais.

Biblioteca Euclides da Cunha

Praça Danaides, s/nº, Cocotá – Ilha do Governador.

Das 9h30 às 13h30. Grátis. Livre.

Roda de conversa “Arte, Meio Ambiente e Clima insulano”, com Tainá de Paula, Geovane Moura e Bruno Araújo; Oficina de Palhaçaria; Oficina de pintura e colagem “No Fundo do Mar”; Inauguração da Instalação “O aterro vai virar mar”; Contação de história com Kombi Frida; Mangueirada; Bloquinho de carnaval.

Areninha Carioca Gilberto Gil

Av. Marechal Fontenele, 5.000, Realengo.

Das 10h às 14h. Grátis. Livre.

Inauguração da Instalação; Oficina com Lata Doida; Performance da artista local Vilu; Performance da cantora Isa Leal; Manifesto do Jovem Artistas AMA Rio; Performance do participante Bernardo Ferreira.

Arena Carioca Fernando Torres

Rua Bernardino de Andrade, 200, Madureira. Portão 4 do Parque Madureira.

Das 12h às 16h. Grátis. Livre.

Abertura com desfile do Desbloca Madu, pela ciclovia do Parque Madureira até a entrada da Arena; Inauguração da instalação “Sombra pra quem te quer”; Roda de conversa com Nina Vietas; Abertura da exposição colaborativa dos participantes; Perfomance de MCs locais; Roda de gingas, capoeira e samba.

Museu Histórico da Cidade

Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea.

Das 14h às 17h. Grátis. Livre.

Inauguração da escada desenvolvida pelos participantes, com participação de moradores locais; Caminhada até o museu contando a memória ambiental do parque; Roda Capoeira; Performance de dança.

• 10 de fevereiro de 2023