20ª Semana Nacional de Museus: confira a programação da Secretaria de Cultura

Publicado em 16/05/2022 - 16:04 | Atualizado em 16/05/2022 - 19:40
O Muhcab tem uma programação variada para celebrar o Novembro Negro - Arquivo/Prefeitura do Rio

A 20ª Semana Nacional de Museus traz o tema O poder dos museus. E, para ilustrar o evento, a Secretaria Municipal de Cultura promove uma série de ações em seus museus até sábado (21/5). Destaque para o Sarau Mulheres Negras, reunindo a obra das principais escritoras e poetisas negras da língua portuguesa, no Ecomuseu de Santa Cruz.

Confira a programação:

Ecomuseu

Escola Municipal André Vidal de Negreiros. Rua Felipe Cardoso 750, Santa Cruz.

Quinta (19/5) às 10h – “Por que escrevo?”, com Tais Espírito Santo. A escritora de Campo Grande conversa sobre seu processo criativo.

Quinta às 14h – O Sarau Mulheres Negras mostra, por meio de poemas e músicas, a obra das principais escritoras e poetisas negras da língua portuguesa, bem como homenageia algumas das maiores representantes negras da música brasileira, reconhecendo o valor e a importância  da mulher negra para construção da identidade brasileira. Com Claudia Antonio e Roberta de Franca.

Grátis. Livre.

Museu da História e da Cultura Afro Brasileira – Muhcab

Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa – 2233-7754

O Muhcab promove as seguintes palestras na sexta-feira (20/5), às 13h. Grátis. Livre.

– Plano Museológico do MUHCAB e a concepção de Museu de Território: Clarisse Rosa

– Por um Museologia contracolonial e antirracista: Rede Museologia Kilombola, com Isabel Gomes, Marina Pinheiro e Lucas Oliveira

– Instituto dos Pretos Novos e o Circuito Histórico da Herança Africana: Alexandre Nadai e Rafaelle Guimarães

– Coleção Nosso Sagrado/ Museu da República – Emanuelle Rosa Ferraz.

Museu do Amanhã

Praça Mauá 1, Centro. Grátis (com inscrição no site museudoamanha.org.br). Livre.

Terça-feira (17/5) a sábado (21/5), das 11h às 15h: “Cantos de Pindorama” é uma atividade educativa para pessoas a partir de sete anos, de investigação linguística e outras influências indígenas e africanas na construção da língua portuguesa no Brasil;

Terça-feira a sábado, das 11h às 12h30: Visita mediada – “Trilhar os Amanhãs” é uma visita mediada pela exposição principal, com inscrição presencial;

Quarta-feira (18/5) a 3 de dezembro: Início do “Entre museus acessíveis”, projeto de visitas mediadas para pessoas com deficiência visual e auditiva;

Quinta-feira (19/5), das 10h ao meio-dia: “Rolê ODS” é uma atividade educativa para dialogar sobre a Agenda 2030/ONU a fim de reconhecer a importância dos indivíduos para as comunidades e perceber a biodiversidade em sua totalidade.

• 16 de maio de 2022