Programa Asfalto Liso avança por Vila Isabel

Publicado em 13/07/2023 - 15:09 | Atualizado
Maquinas atuando no Boulevard 28 de Setembro - Divulgação

O programa Asfalto Liso, da Prefeitura do Rio, avança por Vila Isabel. Esta semana, a Secretaria Municipal de Conservação, em parceria com a Subprefeitura da Grande Tijuca, deu início aos trabalhos no Boulevard 28 de Setembro, uma das principais vias da região. Para minimizar o impacto no trânsito, as equipes atuam à noite, no horário das 21h às 6h.

Os serviços no Boulevard 28 de Setembro estão sendo executados na pista da direita, por onde passa o corredor BRS, em direção à Praça Barão de Drummond. A primeira etapa é a fresagem, que consiste na raspagem da camada danificada de pavimento. Em seguida, será aplicada a massa asfáltica. Na última etapa é feita a sinalização horizontal, que consiste na pintura de faixas, bem como o nivelamento de grelhas e tampões. Outras vias já contempladas pelo Asfalto Liso em Vila Isabel são as ruas Teodoro da Silva e Visconde de Santa Isabel, que fecham o binário de entrada e saída do bairro, em direção ao Centro e a outras áreas da Zona Norte.

O secretário de Conservação, Marco Aurelio Regalo de Oliveira, ressalta que o Asfalto Liso não se resume a troca de asfalto.

– Para cada via é feito um projeto, baseado no estudo técnico elaborado com equipamentos como o scanner, responsável pela leitura dos defeitos do pavimento, e o FWD, que serve para medir o quanto o pavimento deforma. Dessa forma, temos um resultado final de qualidade e proporcionamos vias mais seguras para que a população possa circular.

O subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans, comemora mais uma etapa do programa na região.

– O Asfalto Liso na 28 de Setembro é muito importante, porque é uma via relevante na Grande Tijuca, com muito fluxo, e os moradores pedem bastante pela melhoria do asfalto. Esse trabalho em conjunto com a Conservação é fundamental para a cidade.

Passo a passo do Asfalto Liso

1 – É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados

2 – É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado

3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento