Prefeitura inicia obras de recuperação da Orla Conde, no Porto Maravilha

Publicado em 24/01/2022 - 07:00 | Atualizado em 19/01/2022 - 19:31
Revitalização da Orla Conde - Alexandre Macieira / Prefeitura do Riio

A Prefeitura do Rio está recuperando os 3,5 km da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, no Porto Maravilha. A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) contratou empresa especializada para reparar danos. Serão recuperados calçadas, praças e vias de serviço do Boulevard Olímpico em toda sua extensão; o paisagismo será recomposto; e mais de 300 novos balizadores serão instalados para coibir a circulação de veículos na Orla, principais causadores dos danos no piso. A expectativa é entregar a Orla renovada à população em quatro meses.

O presidente da Cdurp, Gustavo Guerrante, explica que em 2021 a Prefeitura voltou a fazer a manutenção da Orla com apoio da Secretaria Municipal de Conservação. Agora a companhia dá início à ação definitiva de recuperação de danos.

– Foram anos em que a gestão anterior não prestou atenção no Porto Maravilha. Não era uma prioridade. E é natural que o ambiente público se deteriore sem a devida manutenção. O que estamos fazendo agora é dar à Orla Conde o devido cuidado e para isso precisamos, neste primeiro momento, fazer uma intervenção mais robusta. Depois faremos a devida manutenção que este espaço merece – disse Guerrante.

Inaugurada por fases, a Orla Conde foi finalizada em agosto de 2016 e foi palco do Live Site dos Jogos Olímpicos –  Rio 2016, quando ficou conhecida como Boulevard Olímpico. Hoje consolidada como ponto de encontro da população, tem mais de 10 equipamentos culturais entre o Museu Histórico Nacional e a roda-gigante Yup Star ao longo dos 287 mil m² de área.

Prédios históricos e equipamentos culturais antes ofuscados pela Perimetral ganharam destaque e ficaram novamente de frente para a Baía de Guanabara, como a Igreja da Candelária, a Casa França Brasil e o Centro Cultural dos Correios. A esplanada mudou o perfil desta área do Centro cortada por vias de grande movimentação de veículos.

• 24 de janeiro de 2022