Prefeitura faz operação para demolir construções irregulares na Mangueira

Publicado em 11/04/2021 - 15:44 | Atualizado em 11/04/2021 - 17:14
Foram demolidas 14 edificações erguidas em área pública - Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura do Rio, por meio de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Subprefeitura da Grande Tijuca, fez neste domingo (11/04) a remoção de construções irregulares na Mangueira, na Zona Norte. Foram demolidas 14 edificações erguidas em área pública, na comunidade conhecida como Metrô-Mangueira, em trabalho conduzido pela Coordenadoria Técnica de Operações Especiais – COOPE, vinculada à Seconserva.

A operação retirou dois outdoors e demoliu prédios de um a três pavimentos, com uso misto – residencial e comercial. Os ocupantes das unidades residenciais já foram cadastrados e estão recebendo o Auxílio Habitacional Temporário. Já os proprietários dos estabelecimentos comerciais foram contemplados com uma das lojas construídas pela Prefeitura em uma área próxima.

Para Anna Laura Secco, secretária de Conservação, é importante combater o uso indevido do espaço público. – Conservar a cidade também é garantir a ordem urbana. Ações como essa na Mangueira são fundamentais para dar mais segurança à população – diz ela.

O secretário de Ordem Pública, Breno Carnevale, ressalta que o trabalho contribui com o aumento da qualidade de vida dos moradores. -Ações como essa, além de trazerem mais dignidade aos cidadãos, auxiliam também no ordenamento do espaço público e demonstram cuidado com a cidade – afirma ele.

As construções que ainda restam no local serão desocupadas e demolidas em ação futura. Antes de começar o processo de remoção, moradores e comerciantes receberão o atendimento da Secretaria Municipal de Habitação, a fim de verificar as condições para que tenham direito a auxílio. Durante a operação deste domingo, uma família foi cadastrada por agentes da Habitação.

A ação na Mangueira teve o apoio da Secretaria Municipal de Habitação, da Coordenadoria Geral de Operações Especiais – CGOE, da Guarda Municipal, da Comlurb, da Defesa Civil, da RioLuz, da CET-Rio, da Cedae, da Light, da Supervia, da Naturgy e do Metrô Rio. Também estiveram presentes representantes da Controladoria de Controle Urbano (CCU) e da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER), vinculada à Seop.

Participaram da operação 115 servidores, que usaram uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica e cinco caminhões. Foram retiradas cerca de 90 toneladas de entulho. Os resíduos que permanecem no local serão retirados durante a semana.

• 11 de abril de 2021