Prefeitura faz homenagem a Agnaldo Timóteo com uma placa no Estádio Nilton Santos

Publicado em 16/10/2021 - 19:22 | Atualizado em 17/10/2021 - 08:11
Agnaldo Timóteo ganha homenagem da Prefeitura em frente ao Estádio Nilton Santos - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação, prestou homenagem ao cantor Agnaldo Timóteo, neste sábado (16/10), com a instalação de uma placa com uma foto do artista vestindo a camisa do Botafogo, seu time de coração.  A peça foi colocada em frente ao Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade. A data do evento foi escolhida por ser a mesma do aniversário de Timóteo, que completaria 85 anos neste sábado. Ele escolheu o Botafogo como time de coração ao chegar ao Rio de Janeiro, vindo da cidade de Caratinga, Minas Gerais.

Dono de uma das mais belas vozes da MPB, o mineiro também teve eternizado o seu nome no passeio do estádio, que passa a se chamar “Calçadão AgnaldoTimóteo”, localizado ao longo da Rua José dos Reis, em frente à entrada principal do Nilton Santos.

A Secretaria de Conservação fez uma série de serviços para deixar a área preparada para o evento. Entre as melhorias no espaço, a equipe fez a pintura dos corrimãos, das escadas e das bases das esculturas, bem como reparo nos pisos e pavimentos, além da limpeza e retirada de pichações. Também foram instalados dois totens nas esquinas com a indicação de Calçadão AgnaldoTimóteo.

– A Conservação recebeu do prefeito Eduardo Paes a missão de organizar a homenagem a Timóteo. A área estava bastante degradada. Assim, com todo capricho, nossa equipe fez vários serviços, tudo para melhorar o calçadão e o entorno do estádio. Dessa forma, o espaço pode receber a placa, um reconhecimento do grande artista, político e botafoguense que foi Agnaldo –  afirmou a secretária de Conservação, Anna Laura Secco.

Segundo Marcelo Timóteo, filho do  cantor, foi gratificante participar da homenagem ao pai no dia de seu aniversário.

– Esse tributo significa todo o reconhecimento que meu pai teve em vida como cantor, político e também como um apaixonado ‘roxo’ pelo Botafogo. Ele brigava com juiz, com jogador se não jogasse bem a partida, mas, acima de tudo, lutava pelo time e era amigo de todos no clube. A estrela dele tá brilhando no céu e, tenho certeza, que ele está muito feliz com esta linda homenagem –  contou Marcelo.

Torcedor apaixonado

Timóteo, que morreu de Covid em abril deste ano, era conhecido como um dos torcedores mais fanáticos do Botafogo. O artista também fez algumas apresentações com o objetivo de levantar recursos para que o clube pudesse investir na contratação de reforços. O cantor também custeou o enterro de Garrincha, um dos maiores ídolos do time alvinegro.

Em alusão à data de nascimento do cantor, o livro “Agnaldo Timóteo e a criação da comunicação de sobrevivência”, autoria de Luiz Murillo Tobias, foi lançado neste sábado e já está disponível para venda. A homenagem atende à Lei 6.849, aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Eduardo Paes em abril deste ano.

Também estiveram presentes ao evento o vice-prefeito Nilton Caldeira;  o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado; e o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, entre outros.

Agnaldo Timóteo era apaixonado pelo Botafogo – Prefeitura do Rio
  • 16 de outubro de 2021