Parcão da Glória é inaugurado, e prefeito participa do Dia D da Campanha de Multivacinação

Publicado em 02/09/2023 - 16:43 | Atualizado em 02/09/2023 - 16:50
O parcão fica na Praça Nossa Senhora da Glória - Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado (2/9), o parcão da Praça Nossa Senhora da Glória, no trecho entre a Avenida Augusto Severo e a Rua do Russel. Antiga reivindicação dos moradores do bairro, a entrega é mais uma etapa do projeto Dias de Glória, que está promovendo uma grande revitalização em uma das regiões mais antigas da cidade. Mais cedo, Eduardo Paes esteve no Super Centro Carioca de Vacinação, em Benfica, para acompanhar o início do dia D da Campanha de Multivacinação. A campanha oferece diversos tipos de vacinas e vai até o dia 15 de setembro.

– São mais de 600 pontos de vacinação, é muito importante as pessoas se vacinarem. Aqui tem um foco nas crianças, então vamos atualizar as carteiras de todo mundo. E quem for mais velho, e também não estiver em dia, pode participar desse esforço nacional de prestígio ao Zé Gotinha e de cuidar da saúde. Vamos todos tomar a vacina – disse Eduardo Paes.

Inauguração do parcão

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação, o parcão na Glória, além de brinquedos como rampas e túneis, recebeu piso intertravado ao redor a fim de facilitar a circulação. Para que os cães possam se divertir em segurança, há gradil no entorno e portões. E uma área de convivência, com mesas e bancos em concreto, permite que os donos – ou pais e mães de bicho – descansem, enquanto os animais gastam energia. Em parceria com a Comlurb, foram instaladas lixeiras para que o espaço permaneça livre de dejetos.

– Essa é uma grande entrega em mais uma etapa do projeto Dias de Glória, em que estamos recuperando vários locais da região. Aqui, os pets vão poder treinar, passear, brincar – disse o secretário de Conservação, Marco Aurelio Regalo.

O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, ressaltou a importância do parcão para o bairro da Glória:

– Esse era um pedido antigo dos moradores e frequentadores da região. A Glória é um bairro reconhecido por ser extremamente residencial e por ter um grande número de pets. Essa é uma entrega que vai de encontro ao anseio dos moradores que desejam ver as praças e os ambientes revitalizados, ao mesmo tempo que conseguimos oferecer qualidade de vida e bem-estar para os animais.

Ao longo do dia, serão distribuídas senhas para microchipagem e vacinação dos cachorros, em parceria com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio). Além disso, haverá sorteio em parceria com pet shop da região e distribuição de brindes. Os animais também vão receber diplomas, indicando que foram os primeiros a utilizar o local no dia da inauguração.

Sobre o projeto Dias de Glória

O projeto Dias de Glória promove uma grande revitalização em um dos bairros mais antigos da cidade. A região foi dividida em 14 áreas para que, até o segundo semestre de 2023, cariocas e turistas redescubram o prazer de circular por locais que contam um pouco da história carioca. Entre as ações executadas estão: requalificação de praças; recuperação do asfalto das principais vias de circulação no entorno do bairro; recuperação de pisos em pedras portuguesas e cimento; recomposição de saibro e grama; reposição de grelhas e tampões e recuperação de golas de árvores.

A primeira área entregue foi a Praça Edson Cortes, situada entre a Avenida Augusto Severo, o Largo da Glória e a Praça Paris. O local, antes sem nome, passou por uma requalificação completa e foi batizado em homenagem ao pioneiro das rodas de samba da área e fundador do grupo de samba Galocantô, morto em 2018.

O projeto, elaborado por arquitetos da Conservação, trouxe novos elementos, tendo o cuidado de manter o traçado urbanístico original e levando em conta o tombamento da região. A área de lazer recebeu um playground cercado com gradil, para garantir a segurança das crianças, equipamento de ginástica com aparelhos, uma Academia da Terceira Idade e rampas de acessibilidade, entre outros elementos.

• 2 de setembro de 2023