Curso de formação de calceteiros está com inscrições abertas

Publicado em 03/08/2022 - 13:15 | Atualizado em 08/08/2022 - 12:43

A Secretaria Municipal de Conservação, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, está com inscrições abertas para o curso de formação de calceteiros, profissionais responsáveis pela manutenção dos pisos em pedras portuguesas que fazem parte da herança cultural da cidade e enfeitam ainda mais a paisagem carioca. As aulas, que começam em 22 de agosto e terminam em 26 de setembro, são gratuitas e têm como objetivo formar profissionais especializados na arte da calcetaria, que é a técnica de revestir ruas e calçadas.

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível tanto no site da Secretaria Municipal de Conservação,  quanto na página da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Também é necessário apresentar cópia da identidade, do CPF e de um comprovante de residência, além de atender aos seguintes requisitos: ter 18 anos ou mais e morar na cidade do Rio de Janeiro. Serão oferecidas 60 vagas ao todo. Homens e mulheres podem participar do processo seletivo, que levará em conta, também, a ordem de chegada das inscrições na hora de fechar o número de alunos.

O conteúdo do curso é dividido em aulas práticas e teóricas, além de visitas guiadas. Haverá turmas em dois horários: manhã (das 8h ao meio-dia) e tarde (das 13h às 17h). Entre as aulas oferecidas, estão História da Calçada Portuguesa, Segurança do Trabalho, Noções de Empreendedorismo e Utilização de Materiais e Moldes para Confecção de Calçada Portuguesa. Os alunos vão receber todo o material necessário para começar o curso, como apostila, uniforme, EPI (Equipamento de Proteção Individual) e martelinho.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, deu detalhes do curso.

– Nas visitas guiadas, as turmas conhecerão a história de calçadas históricas Rio de Janeiro, como as que ficam em frente ao Theatro Municipal, na Cinelândia, e na orla de Ipanema e Copacabana. A profissão de calceteiro é uma arte que precisa ser preservada.

O secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Arraes, destacou a importância da iniciativa.

– O curso é uma excelente oportunidade para geração de emprego e renda. É uma forma de perpetuar este antigo ofício que resiste há séculos, formando novos profissionais para exercer a atividade na cidade do Rio.

• 3 de agosto de 2022