Chafariz Oferenda volta a funcionar em frente à Igreja da Candelária

Publicado em 27/07/2023 - 13:33 | Atualizado
A escultura em bronze representa uma mulher reclinada para trás segurando uma ânfora - Prefeitura do Rio

O chafariz Oferenda, também conhecido como Mulher com Ânfora, localizado em frente à Igreja da Candelária, voltou a funcionar nesta quinta-feira (27/7), após um período de testes. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, recuperou a peça, que estava desligada desde 2017.

Sob a supervisão da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, foi instalada uma nova tubulação, permitindo que a água voltasse a jorrar. Tanto a bomba quanto o comando elétrico do chafariz precisaram ser trocados, porque haviam sido furtados.

O chafariz da Candelária vai seguir a programação dos demais chafarizes da cidade: ficará ligado três vezes ao dia, das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 16h às 18h.

Sobre o chafariz

Criada pelo escultor Humberto Cozzo sob encomenda do prefeito Pedro Ernesto, a peça em bronze representa uma mulher reclinada para trás, segurando uma ânfora de onde sai um jato d’água. Sua primeira instalação foi feita em 1934, para esconder a ventilação do ar-condicionado do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na década de 1950, a peça foi transferida para o Largo da Glória e recebeu em seu entorno uma bacia de granito no formato de rosa. Com as obras do metrô, em 1975, foi novamente retirada e ficou guardada até 1988, quando a colocaram no local atual, em frente à Igreja da Candelária.

• 27 de julho de 2023