Chafariz da Praça Seca é devolvido à população

Publicado em 07/01/2023 - 14:48 | Atualizado
O chafariz da Praça Seca tem três jorros d’água e estava desligado desde 2017 - Divulgação

Mais um chafariz carioca voltou a funcionar. Neste sábado (7/1), a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, devolveu à cidade o chafariz da Praça Barão da Taquara, também conhecida como Praça Seca, totalmente recuperado. A ação teve o apoio da Subprefeitura de Jacarepaguá.

Sob a supervisão da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, foram executados os serviços de reequipamento das bombas e do comando do chafariz, bem como a limpeza do lago e a desobstrução das redes. Além disso, houve a adequação da rede elétrica. O chafariz da Praça Seca tem três jorros d’água e estava desligado desde 2017.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, ressaltou a importância de preservar monumentos e chafarizes.

– Desde o início da gestão, já recuperamos chafarizes importantes como os da Praça General Tibúrcio, na Urca, da Praça Saens Peña, na Tijuca, e do Largo do Machado, entre outros. São monumentos que fazem parte da paisagem carioca e servem como um respiro em meio à correria da nossa rotina – afirmou.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, contou que a região faz parte de sua memória afetiva.

– Fui criada na Praça Seca. Tenho um carinho todo especial pelo bairro. O chafariz está lindo e, com certeza, vai dar um charme todo especial para a praça. Boa gestão também se faz com detalhes. Mais um passo nas melhorias da nossa região – disse.

Cristiane de Oliveira, moradora da Praça Seca há mais de 48 anos, comemorou a volta do chafariz.

– Estou muito feliz de ver o chafariz da Praça Seca funcionando, havia ficado muitos anos parado.

• 7 de janeiro de 2023