Publicado em 06/09/2023 - 12:55 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Renato Sorriso e grupos de conscientização da Comlurb agitam estande da Educação na Bienal
Os alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais se divertiram bastante com a apresentação dos garis - Prefeitura do Rio

O gari Renato Sorriso levou toda sua simpatia ao estande da Secretaria Municipal de Educação (SME) na Bienal do Livro 2023, no Riocentro, nesta terça-feira (5/9), quinto dia da maior festa literária do país. Com o olhar atento de crianças do Ensino Fundamental de escolas municipais, o gari divertiu e bateu um papo com a criançada, com irreverência e alto astral.

A música ficou por conta do Grupo Chegando de Surpresa, composto por garis que compõem e cantam músicas que têm a conscientização como tema. Já o Teatro de Portas Abertas, também composto por garis, apresentou uma pequena peça, que busca estimular nas crianças o interesse em proteger o meio ambiente, tornando-se adultos mais responsáveis, que entendem melhor a origem e a destinação final correta do lixo.

O secretário de Educação, Renan Ferreirinha, esteve presente ao evento, e falou sobre a parceria com a Comlurb:

– A nossa parceria com a Comlurb é de longa data, até porque esses profissionais estão dentro das nossas escolas todos os dias. Aqui na Bienal, foi incrível ter uma personalidade como o Sorriso e todo esse timaço pra que a gente fale sobre o descarte adequado e a quantidade de lixo que a gente gera. As crianças são multiplicadoras. Elas levam pra casa a mensagem que aprendem e ajudam a cuidar do meio ambiente – explicou.

A Comlurb e a SME participam juntas do projeto Escola Mais Consciente, que leva aos estudantes da Educação Infantil conscientização sobre como manusear o lixo diário, seja em casa, na rua ou na escola, ensinando o que é certo e o que é errado neste tema, explorando a ludicidade, com muita música e bom humor. Desde março, o projeto já percorreu mais de 50 escolas e contou com a participação de mais de 8 mil alunos.

Nesta quinta-feira (7/9), no Feriado da Independência, será a vez de o gari escritor Valdeci de Souza Boareto participar da Bienal, no estande da SME, a partir das 14h, para falar sobre o seu livro “Comportamento que te salva – A vida sob o olhar de um gari que só quer respeito”.

• 6 de setembro de 2023