Publicado em 24/11/2022 - 14:08 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Primeiro caminhão a gás natural da Comlurb começa a ser usado na coleta domiciliar
O novo veículo é quase inodoro em comparação com o motor a diesel - William Werneck/Prefeitura do Rio

A Comlurb lançou na manhã desta quinta-feira (24/11), em Copacabana, o seu primeiro caminhão compactador com motor movido a Gás Natural Veicular (GNV). A novidade incorporada à rotina da coleta domiciliar tem nível de ruído bem menor, ideal para ser usado na coleta noturna para não incomodar os moradores, e é quase inodoro em comparação com o motor a diesel.

– A Companhia está cada vez mais focada em tornar os serviços e os projetos mais ambientalmente sustentáveis. Esse caminhão lida com energia mais limpa e menos nociva ao meio ambiente do que o diesel. Vamos tentar adaptar a frota sempre que for possível para veículos menos poluentes e enfrentar o desafio de reduzir a geração de gases efeito estufa – ressaltou o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

O novo caminhão entrou em período de testes com o objetivo de comprovar algumas vantagens em relação ao diesel, como melhor custo por tanque e autonomia. Segundo a empresa fornecedora, encher os cilindros de gás equivale a uma economia de cerca de R$ 300 em relação a um tanque de combustível a diesel. Além disso, o veículo roda cerca de 20% mais quilômetros por tanque em relação ao veículo convencional.

Caso seja aprovado no teste, ele poderá ser incluído em futuros contratos/licitações de frota. Vale lembrar que na frota de coleta da Comlurb já existem 16 caminhões compactadores 100% elétricos, com emissão zero de gases de efeito estufa.

• 24 de novembro de 2022