Publicado em 02/08/2022 - 09:33 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio apresenta novas vans da Comlurb para programa de revitalização de praças
As novas vans vão ajudar no trabalho de limpeza e revitalização de praças - Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb, apresentou 15 novas vans, equipadas com ferramentas que serão utilizadas em um programa de revitalização das praças da cidade, nesta terça-feira (02/08). Além desses veículos, a companhia de limpeza também apresentou outros equipamentos, como um mini trator desenvolvido especialmente para atuar nas comunidades cariocas.

Até o fim de setembro, o Programa de Revitalização de Praças vai contar com oito caminhões e mais 10 vans. Tudo isso facilitará as equipes na transformação dos espaços de lazer e vai triplicar a capacidade de atuação mensal nas praças. O prefeito Eduardo Paes esteve na sede da empresa para conhecer os novos equipamentos.

– A Comlurb e o nosso time de garis sempre foram reconhecidos pela sua competência. O programa de revitalização de praças e esses novos equipamentos vão otimizar o tempo, aumentar a eficiência e entregar uma cidade ainda mais limpa e bem cuidada aos cariocas – destacou o prefeito Eduardo Paes.

O objetivo é que as equipes cheguem às praças com todo o equipamento necessário para realizar a manutenção de forma rápida e eficiente. A Comlurb é responsável pela pintura e pelos reparos nos brinquedos, nas peças de mobiliário urbano, como bancos e mesas de concreto, além dos alambrados.

– Recebemos 15 vans para fazer o trabalho de manutenção de praças. Vamos aumentar muito nossa capacidade de atuação nesses espaços – disse o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

As vans receberam programação visual diferenciada, feita por João Burle, artista da própria companhia, e contam com a mesma estrutura interna. Entre acessórios e ferramentas, os veículos possuem escadas com suporte de fixação no teto e motosoldador com gerador de energia bivolt.

Equipamentos

Também foram apresentados o protótipo do novo mini trator que será usado na coleta de resíduos em comunidades, além de outros equipamentos que darão mais qualidade ao atendimento da população, como trator de praia com implemento traseiro para peneiramento de areia, capinadeira e ceifadeira portátil.

– O mini trator foi elaborado especificamente para a Comlurb fazer a coleta de lixo em comunidades. Passamos as especificações para o fabricante, que fez um veículo bem menor que o normalmente utilizado e capaz de passar por ruas estreitas – disse o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

O novo mini trator vai facilitar a coleta de resíduos em trechos de difícil acesso em comunidades, como becos e vielas, com capacidade de receber até 900 quilos exclusivamente de resíduos domiciliares. O protótipo, inédito no Brasil, ficará em teste em comunidades de todas as regiões da cidade durante este mês, a começar pela Rocinha, a partir de quinta-feira (04/08). No total, serão entregues 38 mini tratores até o fim deste ano.

O mini trator foi desenvolvido especificamente para a Comlurb – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
  • 2 de agosto de 2022