Publicado em 08/06/2022 - 14:33 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • No Dia Mundial dos Oceanos, Comlurb participa de mutirão de limpeza na Praia da Macumba
Garis da Comlurb participaram de mutirão da limpeza na Praia da Macumba - Divulgação

Uma equipe da Comlurb esteve presente, nesta quarta-feira (8/6), Dia Mundial dos Oceanos, no mutirão de limpeza e plantio de mudas organizado pelo AquaRio e Instituto Conhecer para Preservar, com o apoio do ambientalista Rico de Souza, na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes. Os muitos voluntários presentes fizeram o recolhimento de resíduos descartados irregularmente nas areias.

O material potencialmente reciclável será destinado às cooperativas de catadores, que farão a separação por tipo e comercialização com empresas de reciclagem, gerando emprego e renda aos cooperativados. Já os resíduos orgânicos serão levados pela Comlurb para o Centro de Tratamento de Resíduos Rio (CTR-Rio), em Seropédica.

Voluntários recolheram resíduos descartados irregularmente nas areias – Divulgação

A ação desta quarta contou com a presença do gari Renato Sorriso e do grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que cantam e tocam músicas com temática de conscientização, buscando sensibilizar a população sobre a importância de as pessoas não fazerem o descarte incorreto de resíduos, optando sempre por utilizar as papeleiras e contêineres. Também estiveram presentes a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Subprefeitura da Barra da Tijuca e diversos outros órgãos ambientais. O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, é um entusiasta dessas ações ambientais.

– A Comlurb está sempre presente nessas ações ambientais, não só com garis, mas com equipe de conscientização. Os oceanos clamam por preservação. Precisamos ajudar a difundir a ideia de que descartar resíduos em locais impróprios coloca em risco todo o meio ambiente – afirmou Flávio Lopes.

• 8 de junho de 2022