Garis da Comlurb participam da campanha Dezembro Laranja contra o câncer de pele

Publicado em 16/12/2021 - 15:16 | Atualizado
Garis da Comlurb vão participar da campanha Dezembro Laranja contra o câncer de pele - Divulgação

Organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha Dezembro Laranja, contra o câncer de pele, contará com a participação dos garis na edição deste ano. O convite da SBD ocorreu por conta da associação da cor laranja com o conhecido uniforme dos profissionais da Comlurb, e a boa relação que eles têm com a população do Rio de Janeiro. A ação será realizada na manhã desta sexta-feira (17/12), a partir das 10h, na Praia do Arpoador, na Zona Sul.

Profissionais da limpeza urbana e o grupo Chegando de Surpresa, garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização, vão animar a ação, vestindo a camiseta laranja criada especialmente para o evento. Eles vão distribuir sachês de protetor solar e vão chamar a atenção dos banhistas para a campanha. O Chegando de Surpresa participa todos os anos, durante o verão, da Operação Praia Limpa, que consiste na intensificação da limpeza das praias e campanhas de conscientização para incentivar o banhista a dar o destino correto ao seu lixo.

No total, 40 garis que trabalham na limpeza das praias de Ipanema e Leblon, e mais os integrantes do Grupo levarão a ação para parte da orla, sentido Ipanema. Os outros 100 garis que também atuam nas duas praias vão promover o Dezembro Laranja usando a camiseta e o laço da campanha. Serão produzidos pequenos vídeos durante o evento, que serão veiculados nas redes sociais da Comlurb para tornar a campanha ainda mais abrangente.

Vale lembrar que a Comlurb orienta os garis que trabalham sob o sol, principalmente os de praia, a usarem o uniforme oficial completo, com o boné legionário (que possui proteção UV no tecido), além de filtro solar. A Companhia também promove campanhas internas de conscientização dos profissionais de limpeza urbana com a distribuição de sachê brindes com protetor solar para incentivar o uso do produto.

Sobre o Dezembro Laranja

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tradicionalmente organiza o Dezembro Laranja, em todo o país, desde 2014.O tema da iniciativa deste ano é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão!”. A mensagem alerta os brasileiros sobre a necessidade de reforçar as medidas de prevenção contra a Covid-19 sem ignorar a importância da fotoproteção. A campanha recomenda que, além do uso do álcool em gel, máscaras e respeito ao distanciamento social, a população adote hábitos de fotoproteção para garantir sua saúde de modo pleno. Isso implica em passar protetor solar, evitar a exposição em horários mais quentes (entre 9h e 16h) e não esquecer o chapéu, o boné e os óculos escuros quando a pessoa estiver ao ar livre.

Este ano, a campanha conta com a adesão voluntária dos atores Tony Ramos e Carmo Dalla Vecchia, das cantoras Kelly Key e Karol Conká, da modelo Claúdia Liz e dos jornalistas Tom Borges e Eliane Cantanhede. Também aderiram à iniciativa instituições públicas e privadas, como o Congresso Nacional, a Federação das Indústrias de São Paulo, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Federal de Medicina, governos estaduais e prefeituras municipais.

Tumores

A SBD esclarece que o câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por cerca de 180 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem em torno de 8,5 mil casos novos por período. A incidência é maior do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

• 16 de dezembro de 2021