Publicado em 07/03/2023 - 12:25 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Galpão das Artes da Comlurb celebra Dia da Mulher com exposição coletiva de artistas parceiras
Obra fotográfica "Três gerações – Genética Reciclada", de Ana Pose - Divulgação

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, e, ao mesmo tempo, fazer um protesto contra a violência que, cada vez mais, tem atingido as pessoas do gênero feminino, o Galpão das Artes, da Comlurb, inaugura nesta quarta-feira (8/3), às 14h, a exposição coletiva Mulheres que Reciclam. A mostra ficará aberta ao público até 28 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A exposição apresenta obras em tela, fotografia, instalação, colagem e confecção de rendas compostas com reaproveitamento de variados tipos de resíduos, como restos de fantasias de Carnaval, grade protetora de ventilador, tecidos de guarda-chuvas, linhas e isopor, retalhos de couro, cacos de granito, mármore e de pastilhas de vidro, metais e fios de cobre.

São trabalhos de artistas e artesãs parceiras do Galpão que, com suas obras, ultrapassam as barreiras da representatividade da mulher, homenageando suas conquistas, reverenciando suas lutas e virtudes e dialogando com a sociedade para que cessem as agressões.

As próprias artistas montaram a exposição coletiva.

Artistas que participam da exposição:

Adenilde Oliveira – Baiana – reaproveitamento de fantasias de Carnaval.

Ana Pose – Três gerações – Genética Reciclada – Obra fotográfica – chapéu de brechó na protagonista, moldura de porta-retratos reaproveitado.

Ana Velho – Vaidosa – Dragoa lendária feita de tampinhas plásticas ecológicas, representa a força da luta histórica das mulheres por direitos iguais e por um mundo melhor e sem violência.

Bianca Branco – Você está em tudo – colagem sobre duratex – sobras de tinta, pincéis, canetas, rolos – 70×50.

Cida Mansur – Mãe – representa a mulher trabalhadora, negra, lutadora, em momentos ou lugares difíceis, como no canavial – textura feita com massa de parede.

Dona Conceição e Dona Ana Lima– Rendas de filé e labirinto – três caminhos de mesa, vestido e blusa feitos com restos de linha e sacos de farinha de trigo usados. Dona Ana aprendeu a fazer rendas com a rendeira Dona Conceição nas oficinas do Galpão das Artes.

Jac Carrara – Força e Justiça – técnica de colagem em papel e isopor, tamanho A-3.

Isa Gari Artista (Janaísa D’Ávila) – Mulher Virtuosa – Colagem e pintura sobre madeira – arte com objetos e materiais que D. Suely, a mãe costureira, solteira e lutadora usou para criar três filhos sozinha – aproveitamento de botões, bijuterias, moldura de ferro-velho.

Jatiacy Ferreira – Bolsas – reaproveitamento de retalhos de couro, forradas com tecidos de guarda-chuvas descartados.

Lilian Maliska – Mãe Natureza – reaproveitamento de fantasias de Carnaval.

Lina de Melo – Mãe Natureza – óleo sobre tela com máscara e acabamento de aproveitamento de vários materiais. Formato 52x72cm.

Moema Branquinho – Iktomi – mandala em mosaico sobre grade protetora de ventilador – vidro derretido, cacos de granito, mármore, pastilha de vidro e fragmentos de metais, fios de cobre e outros. Iktomi é o “deus aranha” da mitologia Lakota, povo indígena norte-americano. 60cm de diâmetro.

Núbia Pinheiro – Iluminada – Luminária em forma de torre feita com aparas de vergalhão coberta com tramas de jornal.

Serviço:

Exposição: Mulheres que Reciclam!

De: 08/03 a 28/04

Visitação: dias úteis, das 9h às 16 h

Local: Galpão das Artes Urbanas da Comlurb

Endereço: Rua Padre Leonel Franca, s/nº – Gávea, sob o Viaduto Lagoa-Barra, ao lado do Planetário da Cidade