Comlurb remove 105 toneladas de resíduos dos blocos de rua no fim de semana

Publicado em 13/02/2023 - 16:30 | Atualizado
A Comlurb trabalhou com 911 garis e 121 agentes de limpeza urbana na manutenção da limpeza de 72 blocos - Divulgação

A Comlurb recolheu 105 toneladas de resíduos após a passagem dos blocos de rua que saíram neste fim de semana (10/2, 11/2 e 12/2). A Companhia  trabalhou com 911 garis e 121 agentes de limpeza urbana na manutenção da limpeza de 72 blocos, em todas as regiões da cidade. Os principais blocos foram o Chora Me Liga, Carrossel de Emoções e Fogo e Paixão, no Centro, Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, e Banda da Barra, na Barra da Tijuca.

Este ano a Riotur autorizou a participação de 415 blocos com 456 desfiles, em todo o Carnaval. A Comlurb disponibilizou contêineres de 240 litros e caixas metálicas de 1.200 litros em todos os pontos de trajeto dos blocos para garantir que os foliões façam o descarte de seus resíduos de forma ordenada e correta. No último fim de semana (4/2 e 5/2), com os primeiros blocos oficiais, foram removidas 65 toneladas de resíduos, em 48 blocos, totalizando 170 toneladas de resíduos desde o início do pré-Carnaval.

A Comlurb alerta que, durante todo o período de pré-Carnaval e Carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do Lixo Zero urinando em via pública será autuado e receberá uma multa no valor de R$ 748,21. Já quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches receberá uma multa de R$ 273,09. As equipes do Lixo Zero já aplicaram 355 multas desde o início do pré-Carnaval, sendo 194 por descarte de pequenos resíduos e 161 por pessoas urinando em via pública.

• 13 de fevereiro de 2023