Publicado em 14/02/2024 - 14:56 | Atualizado em 14/02/2024 - 14:57
  • Início/
  • /
  • Comlurb remove 104,5 toneladas de resíduos dos blocos de rua após a terça-feira de Carnaval
Garis da Comlurb realizam a limpeza da Rua Jardim Botânico após a passagem do bloco Vagalume, o Verde - Divulgação

As equipes da Comlurb removeram 104, 5 toneladas de resíduos das ruas após a passagem dos blocos nesta terça-feira de Carnaval (13/2), totalizando 669,2 toneladas de resíduos de todos os blocos da cidade desde o pré-Carnaval. Nesta terça, os blocos que geraram mais lixo foram: Cachorro Cansado (Flamengo), com 11,2 toneladas de resíduos, Banda de Ipanema, com 11,1 toneladas, Vagalume, o Verde (Jardim Botânico), com 9,9 toneladas, Fervo da Lud (Centro), com 8,2 toneladas, Orquestra Voadora (Aterro), com 8 toneladas, e 10 e Music (Recreio), com 4 toneladas. A Operação Carnaval da Comlurb segue até o próximo fim de semana, com os Desfiles das Campeãs e da Intendente e a apresentação do Monobloco.

Apesar do grande volume de resíduos recolhido pela Comlurb, este ano a limpeza contou com um grande diferencial, o fato de os foliões descartarem seus resíduos majoritariamente nos contêineres disponibilizados pela Companhia em todos os pontos do Carnaval, garantindo que as vias ficassem mais limpas e que o serviço dos garis ganhasse em agilidade.

Este ano, a Comlurb foi homenageada por dois blocos, o Badalo, de Santa Teresa, que elegeu as garis Miss Laine dos Santos e Joana Feliciano, respectivamente, Rainha e Princesa do bloco. Já o Laranjada Samba Clube desfilou com o tema “O Laranjada é a maior limpeza”, no bairro de Laranjeiras. Um casal de garis, Rinaldo Gusmão e Jurema Santos, representou a categoria no desfile como segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira do bloco. Já o bloco Vagalume, o Verde, do Jardim Botânico, mantém uma já tradicional parceria com a Comlurb, por intermédio do Galpão das Artes Urbanas, na área da sustentabilidade, com reaproveitamento de fantasias.

Na noite desta terça-feira o Sambódromo foi palco para a apresentação das escolas de samba mirins, com a remoção de 49,9 toneladas de resíduos, sendo 11,2 toneladas de resíduos potencialmente recicláveis. Desde a pré-limpeza da Passarela do Samba, nos dias que antecederam a abertura oficial do Carnaval, a quantidade removida de resíduos soma 348,1 toneladas, sendo 42,2 toneladas de materiais recicláveis.

Os desfiles na Estrada Intendente Magalhães e na Avenida Chile e os bailes populares nos bairros geraram 62,9 toneladas de resíduos na noite de terça-feira, totalizando 165,4 toneladas de resíduos em cinco dias de Carnaval. O grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização, participa da abertura do Carnaval da Intendente.

Desde o início do pré-Carnaval e após cinco dias oficiais de folia na cidade, a Comlurb já contabiliza a remoção de 1.182,7 toneladas de resíduos em todos os pontos da festa.

As equipes do Lixo Zero aplicaram desde o início do pré-Carnaval, no dia 13 de janeiro, 738 multas, sendo 74 por descarte de pequenos resíduos, no valor de R$ 282,38 cada, e 664 por pessoas flagradas urinando em via pública, no valor de R$ 773,65 cada.

A Comlurb mobilizou para este Carnaval até 3.633 garis por dia, sendo até 872 para a parte interna do Sambódromo, até 210 para a área externa, incluindo o entorno do Terreirão, até 101 para os desfiles na Intendente Magalhães e até 2.450 para os blocos e bailes oficiais em toda a cidade. Os trabalhos de limpeza são realizados com mais de 200 veículos e equipamentos. Em todos os pontos do Carnaval 2024, a Companhia disponibilizou 2.300 contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros para que os foliões possam fazer o descarte correto de seus resíduos.

Este ano, a Comlurb conta com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheiro agradável após a lavagem das vias com água de reuso.

• 14 de fevereiro de 2024