Comlurb promove ações pelos dias da Árvore e de Limpeza Costeira

Publicado em 21/09/2019 - 18:42 | Atualizado
Plantio de árvore em ação na Barra da TijucaPlantio de árvore em ação na Barra da Tijuca. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Uma grande ação de plantio de mudas foi realizada neste sábado (21/09), na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, para marcar o Dia da Árvore, comemorado hoje. A iniciativa é do Rio Novo Olhar, programa coordenado pela Comlurb reunindo órgãos da Prefeitura e a iniciativa privada para a recuperação de áreas degradadas, praças e espaços de lazer. Participaram a Clean Ambiental, empresa especializada em coleta e transporte de resíduos, químicos, biológico, extraordinário e recicláveis; o Patativas, grupo de moradores que faz revitalizações e trabalhos de conscientização na área e o SOS Lagoas, que promove mutirões mensais de limpeza.

A equipe do Rio Novo Olhar plantou 20 mudas de Ipês e Paineiras doadas pela Clean Ambiental, que também deu as placas de conscientização para serem colocadas nas duas áreas. A primeira ação ocorreu na Praça Soldado Geraldo da Cruz, área adotada pelo Hotel Windsor Barra por meio do Programa Adote.Rio,  da Fundação Parques e Jardins. À tarde, teve início o plantio das mudas na Alameda Sandra Alvim. O SOS Lagoas enviou educadores ambientais para ajudar nas ações.

Renato Sorriso e o Chegando de Surpresa, grupo de garis que usa música e dança nos trabalhos de conscientização ambiental e descarte correto do lixo, participam do evento. Desde o lançamento do Rio Novo Olhar, em março de 2017, quase 65 praças e áreas degradadas foram revitalizadas pelo programa.

Limpeza nas praias

Gari conclui limpeza no Leme
Gari conclui limpeza no Leme. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Além da rotina de limpeza nas praias da cidade, a Comlurb apoiou neste sábado (21/09), com suas equipes operacionais, todas as iniciativas de entidades ambientais referentes ao Dia Mundial da Limpeza Costeira, comemorado hoje. Entre as atividades, a ação desenvolvida pela ONG SOS Lagoas, movimento da sociedade civil que atua em prol da recuperação do Sistema Lagunar de Jacarepaguá.

A Comlurb também esteve presente no mutirão de limpeza da Praia do Leme, dando apoio operacional, recolhendo os materiais não recicláveis e levando ao CTR-Rio.

A Comlurb coleta por dia, em média, 10 mil toneladas de resíduos, entre coleta domiciliar, lixo em áreas públicas, resíduos da construção civil e de grandes geradores, entre outros. Durante o verão, recolhe das praias, em média por dia, de segunda a sexta, 120 toneladas de lixo e, nos fins de semana, 341 toneladas, sendo 146 aos sábados e 195 aos domingos. Já a limpeza do espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas gera entre 1,5 a 2 toneladas de resíduos diariamente.

• 21 de setembro de 2019