Publicado em 16/02/2024 - 14:41 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Comlurb prepara operação especial de limpeza para o último fim de semana de Carnaval
A Comlurb vai mobilizar 872 garis para garantir a limpeza do Sambódromo, do seu entorno e vias de acesso no Desfile das Campeãs - Divulgação

As equipes da Comlurb seguem nas ruas neste fim de semana que fecha o Carnaval 2024. A Companhia vai mobilizar 872 garis para garantir a limpeza do Sambódromo, do seu entorno e vias de acesso durante o Desfile das Campeãs, no sábado (17/2). Um outro grupo, de 101 garis, vai trabalhar durante dois dias na Estrada Intendente Magalhães, que receberá as apresentações finais das Séries Prata, nesta sexta-feira (16/2), e Bronze, neste sábado. Alguns blocos ainda saem no fim de semana, e a Comlurb fará a limpeza em todos eles. O destaque fica por conta dos dois últimos megablocos da temporada, o Bloco da Anitta, no sábado, e o Monobloco, que sai no domingo (18/2), ambos a partir das 7h, na Rua Primeiro de Março, no Centro. A Comlurb destinará até 300 garis para atuar na limpeza das ruas nas apresentações desses blocos.

Os trabalhos de limpeza serão realizados com mais de 200 veículos e equipamentos. Em todos os pontos do Carnaval 2024, a Companhia disponibilizou 2.300 contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros para que os foliões possam fazer o descarte correto de seus resíduos. Este ano, a Comlurb conta com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheiro agradável após a lavagem das vias com água de reuso.

O grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização, participa novamente da abertura do Carnaval da Intendente Magalhães, nesta sexta e sábado.

Desde o início do pré-Carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas, a Comlurb já contabilizava a remoção de 1.182,7 toneladas de resíduos em todos os pontos da festa, sendo 669,2 toneladas dos blocos, 348,1 toneladas dos desfiles do Sambódromo (42,2 toneladas deles de materiais potencialmente recicláveis) e 165,4 toneladas dos desfiles das séries de acesso na Estrada Intendente Magalhães, das apresentações na Avenida Chile e dos bailes populares nos bairros, em todas as regiões da cidade.

Apesar do grande volume de resíduos recolhido pela Comlurb, este ano a limpeza vem contando com um grande diferencial, o apoio dos foliões, que têm contribuído e descartado seus resíduos majoritariamente nos contêineres disponibilizados pela Companhia em todos os pontos do Carnaval, garantindo que as vias fiquem mais limpas e que o serviço dos garis ganhe em agilidade.

As equipes do Lixo Zero também seguem nas ruas neste fim de semana, autuando os foliões que forem flagrados descartando pequenos resíduos (multa de R$ 282,38 cada) ou urinando (multa de R$ 773,65 cada) em via pública. Desde o início do pré-Carnaval, no dia 13 de janeiro, até a quarta-feira de Cinzas, já foram aplicadas 738 multas, sendo 74 por descarte de pequenos resíduos e 664 por pessoas flagradas urinando em via pública.

• 16 de fevereiro de 2024