Comlurb participa de mutirão de limpeza e lança atriz como nova Agente Verde

Publicado em 11/02/2022 - 12:13 | Atualizado
A atriz Thaiane Maciel é a nova Agente Verde da Comlurb - Prefeitura do Rio

A Comlurb vai aproveitar a participação no mutirão de limpeza do Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, que acontece neste sábado (12/2), das 9h às 13h, para lançar o seu próximo Agente Verde, selo concedido a pessoas que são multiplicadoras de informações ambientais e incentivadoras de boas práticas no descarte correto do lixo. A escolhida é a atriz Thaiane Maciel, também engenheira ambiental e fundadora do Canal Novo Mundo, que promove a conscientização por um planeta mais sustentável através da limpeza de espaços públicos, engajamento comunitário e comunicação ambiental.

Thaiane é o quarto Agente Verde da Comlurb. O primeiro foi o ator Mateus Solano, seguido do cantor Jorge Vercillo e da pequena ambientalista do Instituto Mar Urbano Nina Gomes, de apenas quatro anos de idade na ocasião. Todos ganham uma ilustração exclusiva feita pela equipe de criação da companhia. Thaiane trabalhou no monitoramento bioacústico de espécies marinhas na Baía de Sepetiba e no Núcleo de Pesquisa para a Construção Sustentável (Numats) da Coppe/UFRJ e foi homenageada pela ONU Brasil por conta do seu engajamento na área ambiental, ganhando um painel com seu rosto pintado no Bosque da Barra pelo artista Pandro Nobã.

O mutirão acontece na altura do Parque das Rosas, entre os Píers 1 e 2 e foi organizado pela própria Thaiane, que realiza esse tipo de ação quinzenalmente há dois anos pelo Canal Novo Mundo, em parceria com a Comlurb e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os resíduos recicláveis recolhidos pelos voluntários, cerca de 30 pessoas, são encaminhados para a Coleta Seletiva da Comlurb e entregues às cooperativas de catadores cadastradas na companhia. Os mutirões iniciaram na Ilha do Governador, mas hoje são realizados por toda a cidade. O evento será animado por Renato Sorriso e o grupo Chegando de Surpresa, garis que usam música e dança em ações de conscientização ambiental.

• 11 de fevereiro de 2022