Publicado em 10/02/2023 - 17:50 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Comlurb mobiliza quase mil garis para garantir limpeza durante passagem dos blocos de rua no fim de semana
O planejamento operacional prevê a presença de 911 garis e 121 agentes de limpeza urbana divididos pelos 72 blocos - Divulgação

A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza para a passagem dos blocos que vão desfilar neste fim de semana (11/2 e 12/2). O planejamento operacional da Companhia prevê a presença de 911 garis e 121 agentes de limpeza urbana que vão se dividir na manutenção da limpeza de 72 blocos, em todas as regiões da cidade. Os principais blocos do fim de semana são Chora Me Liga, na Rua Primeiro de Março, no Centro, e Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, no sábado; e Cordão do Boitatá, na Rua Primeiro de Março, Carrossel de Emoções, na Avenida Presidente Antônio Carlos e Bloco Fogo e Paixão, no Largo de São Francisco, os três no Centro, e o Suvaco de Cristo, na Rua Jardim Botânico, no domingo. Este ano a Riotur autorizou a participação de 415 blocos, com 456 desfiles, em todo o Carnaval. Todos os pontos de passagem dos blocos vão contar com contêineres para que os frequentadores façam o descarte correto de seus resíduos.

Em toda a Zona Sul e Grande Tijuca serão 31 blocos oficiais no sábado e no domingo. O efetivo total nessas regiões será de 702 garis e 89 agentes de limpeza urbana. Entre os blocos de médio porte, destacam-se: Céu na Terra, em Santa Teresa, Bloco Brasil, no Leme, Bloco Estratégia, no Centro, e Banda Haddock, na Tijuca, no sábado; e Gigantes da Lira, em Laranjeiras, Primeiro Amor, em São Conrado e Vai tomar no Grajaú, no Grajaú, no domingo. Entre equipamentos e veículos, a Companhia contará com 15 varredeiras de grande porte; três varredeiras de médio porte; 16 pipas d’água e 53 vans motobomba para lavagem das vias com água de reuso; e 31 caminhões para remoção dos resíduos coletados. Em todas as áreas de passagem dos blocos serão disponibilizados um total de 985 contêineres de 240 litros e 258 caixas metálicas de 1.200 litros para que os frequentadores dos blocos possam fazer o descarte correto de seus resíduos.

Na região de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, quatro blocos vão desfilar no fim de semana, com destaque para a Banda da Barra, que sai no domingo, na Avenida Lúcio Costa, com concentração às 12h na altura do nº 3646. O trabalho de limpeza vai ser realizado com 40 garis e seis agentes de limpeza urbana, que vão contar com duas varredeiras de grande porte e duas de médio porte, um caminhão compactador, cinco sopradores, e uma pipa d’água e uma van motobomba para lavagem da via com água de reuso.

Ainda no domingo, terá o Bloco Carnavalesco Acorda e Vem Brincar, que se concentra a partir das 9h na Rua das Dálias, em Vila Valqueire. No sábado, saem os blocos Parei de Beber, Não de Mentir, às 15h, na Praça do bandolim, na Barra da Tijuca, e a banda do Pechincha de Jacarepaguá, a partir das 16h, com concentração marcada para a Estrada do pau Ferro, nº 13, às 16h. Nesses três blocos o efetivo será de 27 garis e nove agentes de limpeza urbana, que contarão com dois caminhões compactadores, um mini basculante, uma varredeira de grande porte, seis sopradores e uma van motobomba para lavagem das vias com água de reúso.

Em toda a área da Zona Norte da cidade, serão 17 blocos oficiais no fim de semana, sendo nove no sábado e oito no domingo, nos seguintes bairros: Jardim Guanabara e Ribeira, na Ilha do Governador, Abolição, Bento Ribeiro, Engenho da Rainha, Del Castilho, Rocha Miranda, Méier, Riachuelo, Piedade e Oswaldo Cruz. A Companhia vai trabalhar com um efetivo de 38 garis e nove agentes de limpeza urbana, no sábado, e 42 garis e oito agentes de limpeza urbana no domingo. Como apoio aos serviços, quatro caminhões compactadores farão a remoção dos resíduos no sábado e cinco no domingo.

A Zona Oeste vai receber três blocos oficiais no fim de semana, sendo o Bloco da Praia, de Pedra de Guaratiba, no sábado, e  outros dois no domingo: Tá Chegando a Hora, em Pedra de Guaratiba e Tamo Junto in Folia, de Padre Miguel, este com a previsão de reunir o maior número de foliões entre os três. A Companhia vai contar com um total de 62 garis nos três blocos.

A Comlurb alerta que, durante todo o período de pré-Carnaval e Carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do Lixo Zero urinando em via pública será autuado e receberá uma multa no valor de R$ 748,21. Já quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches receberá uma multa de R$ 273,09. Durante este fim de semana, as equipes do Lixo Zero estarão de olho nas irregularidades cometidas pelos foliões em dez blocos, com 90 ficais no sábado e 40 no domingo.

• 10 de fevereiro de 2023