Publicado em 24/09/2021 - 08:46 | Atualizado em 24/09/2021 - 12:25
  • Início/
  • /
  • Comlurb lança Operação Corredores Cariocas de limpeza nas principais vias da cidade
Os funcionários da Comlurb deram um reforço na limpeza da Avenida Nelson Cardoso - Prefeitura do Rio

A Comlurb lançou nesta sexta-feira (24/09), na Avenida Nelson Cardoso, na Taquara, a operação Corredores Cariocas. Inovadora, ela surge como um complemento à limpeza e demais serviços de rotina diários. A ideia é passar nas principais vias da cidade e dar um capricho a mais, um retoque, com olhar clínico de técnicos, coordenadores e garis.  A operação foi feita em uma extensão de 1.643 metros, incluindo a Avenida Nelson Cardoso e um pequeno trecho da Estrada dos Bandeirantes.

A Comlurb atuou com 72 garis, que trabalharam com apoio de duas roçadeiras, três sopradores, dois caminhões coletores para remoção dos resíduos, um veículo com cesto aéreo, um para remoção de galhadas e uma van para podas de baixa complexidade. Entre outros, foram realizados os seguintes serviços: podas de árvores ao longo da via, limpeza de pichações em postes e passarela, propaganda irregular em postes e calçadas, limpeza e desobstrução de ralo em frente ao n° 869, serviço de solda na esquina com a Estrada do Tindiba, pintura de guarda corpo, limpeza na encosta do Rio Tindiba, ampliação de gola de árvore e lavagem com varredeira.

A equipe do Lixo Zero também esteve presente, com seis fiscais, que fizeram um trabalho de orientação e conscientização sobre descarte correto de resíduos com os moradores. O trabalho teve início na segunda-feira, quando o presidente Flávio Lopes fez uma vistoria no local, acompanhado de diretores e o corpo técnico da companhia, verificando as necessidades.

– Criamos essa operação diferenciada, envolvendo todos os setores da companhia, para garantir que os nossos serviços sejam entregues à população além da já eficiente rotina diária. A partir de agora, os moradores passarão a contar com um capricho a mais, um zelo extra, um plus em toda a nossa atuação nos principais corredores da cidade – afirmou Flávio Lopes.

A operação será semanal e dividida em duas partes. Na primeira, o presidente, diretores de operação e o corpo técnico da companhia fazem uma vistoria na região da operação, percorrendo os principais corredores de circulação, procurando pontos que ainda precisam de um retoque, como por exemplo uma propaganda colocada irregularmente no poste, uma árvore encobrindo uma placa de trânsito, um brinquedo de praça sem pintura ou com falta de parafusos, uma pequena vegetação começando a crescer na beira do meio fio. Na segunda etapa, as equipes operacionais voltam ao local para realizar os serviços necessários verificados durante a vistoria.

O projeto teve início na semana passada, com uma operação-piloto na região do Estácio, no entorno da sede da Prefeitura e vias principais, como as ruas Frei Caneca, Haddock Lobo e Estácio de Sá, e a Avenida Salvador de Sá. A repercussão foi bastante positiva e teve grande aceitação por parte dos moradores, por isso tornou-se projeto oficial da companhia.

• 24 de setembro de 2021