Comlurb inicia operação do ecoponto de Madureira

Publicado em 30/06/2022 - 16:45 | Atualizado
A inauguração de ecopontos torna a operação da Comlurb ainda mais sustentável - Divulgação

A Comlurb iniciou, na manhã desta quinta-feira (30/6), a operação do Ecoponto de Madureira. Localizado embaixo do Viaduto Negrão de Lima, ele conta com uma caixa compactadora de 15m³ para acondicionamento de resíduos domiciliares comuns e duas caixas estacionárias de 5m³ para receber entulho, bens inservíveis – como móveis e eletrodomésticos – e galhadas. A inauguração contou com decoração junina e a participação dos garis artistas Derlan e Murilo, que cuidaram da pintura dos muros, e do Chegando de Surpresa, grupo de garis que toca e canta músicas com temática de conscientização.

A Comlurb tem incentivado cada vez mais que os moradores façam a separação de resíduos potencialmente recicláveis em casa, como plástico, vidro, embalagens de papel, entre outros itens. Para garantir o destino correto, o ecoponto dispõe de quatro caixas metálicas exclusivas para receber esse tipo de material, que será entregue aos caminhões da coleta seletiva da Companhia, com a certeza de que chegarão a cooperativas de catadores cadastradas na Comlurb, que farão a comercialização com empresas recicladoras, gerando emprego e renda aos cooperativados.

A inauguração de ecopontos faz parte do projeto estratégico da Prefeitura e torna a operação da Comlurb ainda mais sustentável, contribuindo para um gerenciamento mais eficiente dos resíduos sólidos urbanos. O presidente da Companhia, Flávio Lopes, reforçou a importância da inauguração de mais um ecoponto, o terceiro só este ano.

– Seguimos inaugurando ecopontos pela cidade. Tenho estimulado nossos gestores a ultrapassar a nossa meta de ter 20 ecopontos novos este ano. O ecoponto faz parte do planejamento estratégico da cidade e é ponto importante na logística do resíduo sólido da cidade. A ideia é reduzir os pontos críticos de descarte irregular e incentivo à separação de materiais potencialmente recicláveis pelos moradores – afirmou Flávio Lopes, durante a inauguração do espaço, ao lado do subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, que foi parceiro da Comlurb no projeto de implantação do ecoponto e anunciou novidades para o bairro de Madureira.

– Admiro muito o trabalho feito pela Comlurb. Tenho orgulho de tudo que a empresa faz por nós. Hoje o meu trabalho e o trabalho do prefeito são pautados em grande parte pela atuação da Comlurb, que é uma grande referência na cidade. Ontem passando por Cavalcante elogiei o trabalho da gerência de Madureira pelo capricho na limpeza das ruas. Agora, com a inauguração do ecoponto, vamos partir para um grande trabalho de revitalização em Madureira, com apoio irrestrito do prefeito Eduardo Paes, tornando o bairro ainda mais bonito e agradável para a população e os frequentadores – anunciou Diego Vaz.

Os outros dois ecopontos inaugurados este ano são: o do Vagão, em Realengo, e o de Santo Amaro, no Catete. A Comlurb está empenhada em reformar e implantar novos ecopontos em diversas regiões da cidade, especialmente em áreas mais críticas de descarte irregular, garantindo que locais antes degradados passem a contar com pontos ordenados de descarte, com remoção regular pelos caminhões da Companhia.

Os ecopontos ficam estrategicamente localizados nas comunidades e proximidades, e são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, bens inservíveis (móveis, sofás, eletrodomésticos, etc.) e galhadas, além de resíduos domiciliares comuns. Nessas estruturas o cidadão pode dispor o resíduo gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de material. Por isso, os ecopontos são fundamentais para a ordenação dos resíduos, controle de vetores e melhoria da saúde pública, de forma a evitar disposições irregulares, como em pontos críticos.

• 30 de junho de 2022