Publicado em 06/10/2023 - 14:37 | Atualizado em 06/10/2023 - 14:39
  • Início/
  • /
  • Comlurb inicia operação com novas pás mecânicas de pequeno, médio e grande portes
Com os novos equipamentos, haverá melhor distribuição das máquinas nos roteiros de coleta de lixo Prefeitura do Rio

A Comlurb iniciou, nesta sexta-feira (6/10), a operação com as novas pás e minipás mecânicas. As equipes fizeram a remoção dos resíduos descartados irregularmente em via pública, na Estrada do Camboatá, que fica entre Guadalupe e Deodoro, utilizando os três novos tipos de equipamentos: a minipá, a pá articulada e a pá articulada de grande porte. A retirada de lixo público nesse ponto é feita diariamente.

– Com a renovação e ampliação da nossa frota de remoção de lixo público, vamos trabalhar com mais agilidade ainda para remover o entulho descartado irregularmente nas ruas. Contamos sempre com a colaboração da população para evitar contratar carroceiros clandestinos e despejar entulho em via pública. Pela primeira vez, o contrato de pás da Comlurb conta com os três tipos de equipamentos: pequeno, médio e grande portes – disse o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

Apesar de a Comlurb contar com o serviço de remoção gratuita, que pode ser solicitado pela Central de Atendimento 1746 da Prefeitura, algumas áreas ainda têm muito lixo descartado irregularmente em via pública,  principalmente nas Zonas Norte e Oeste, como a própria Estrada do Camboatá, Rio das Pedras,  Avenida Martin Luther King e Estrada do Lameirão, entre outros locais.

Com os novos equipamentos, haverá uma melhor distribuição das máquinas nos roteiros de coleta de lixo público (entulho, galhadas, troncos e bens inservíveis), tornando os serviços ainda mais ágeis e eficientes na retirada de resíduos nos pontos críticos de descarte irregular em toda a cidade. Vale ressaltar que cerca de 60% do lixo público removido na cidade referem-se a entulho, o que equivale a cerca de 1.800 toneladas/dia.

No novo contrato, são 23 minipás, com caçamba para capacidade de cerca de 400 quilos de resíduos; 19 pás articuladas que podem carregar de 900 a 1.000 quilos de resíduos; e 11 pás articuladas de grande porte que podem receber cerca de 1.500 quilos de resíduos e serão usadas prioritariamente nos atendimentos emergenciais em toda a cidade – sendo que uma delas ficará no Ecoparque do Caju para garantir a operação das unidades de trituração de poda e de biometanização.

Os novos equipamentos possuem ar condicionado na cabine, alarme de ré, grade de proteção reforçada no vidro dianteiro para garantir mais segurança ao operador e sinalizador rotativo para trabalho noturno. Toda a frota da Comlurb é monitorada por GPS para garantir que os veículos não saiam do roteiro programado.

• 6 de outubro de 2023